Alvará Eletrônico do PJe é lançado nacionalmente

Ferramenta só deve começar a funcionar no TRT-SC após o treinamento dos usuários

07/08/2019 16h25, atualizada em 31/10/2019 12h17

Com as presenças do presidente em exercício do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), desembargador Roberto Basilone Leite, e do superintendente regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Ricardo Bier Troglio, um evento na sede da CEF em Florianópolis transmitiu ao vivo, na quarta-feira (7), o lançamento nacional do Alvará Eletrônico PJe, ferramenta que elimina documentos físicos na liberação de valores processuais.

Desenvolvido sob a gerência do TRT da 6ª Região (PE), em parceria com a CEF, o Alvará Eletrônico PJe também vai permitir que as varas do trabalho tenham acesso atualizado a dados de contas judiciais vinculadas aos processos e pesquisem ou cancelem alvarás emitidos. Para as partes, as facilidades incluem ainda a geração e reimpressão online de boletos, eliminando a necessidade de se dirigir a uma agência da Caixa.

O desembargador Roberto Basilone parabenizou os envolvidos pelo trabalho realizado e elogiou a nova ferramenta. “A agilidade conferida por este sistema vai trazer melhorias na rotina das varas do trabalho, que poderão utilizar para outras questões, como a conciliação e a análise de mérito processual, o tempo anteriormente dedicado à emissão dos documentos”, assinalou.

Para o superintendente da CEF em Florianópolis, a ferramenta consolida uma parceria antiga. “Este é um momento muito importante, que aproxima ainda mais a Justiça do Trabalho e a Caixa. Com o Alvará Eletrônico, vão ganhar os clientes, os advogados e todos os trabalhadores envolvidos neste procedimento”, ressaltou Ricardo Troglio.

Desembargador-Corregedor Manzi prestigia evento
Corregedor José Ernesto Manzi prestigiou o evento

Também participaram do evento o desembargador-corregedor do TRT-SC, José Ernesto Manzi, o presidente do Comitê Gestor Regional do PJe em Santa Catarina, desembargador Amarildo Carlos de Lima, e a gerente jurídica da CEF em Florianópolis, Raquel Aparecida da Silva.

O desembargador Amarildo ressaltou que os usuários acostumados com o PJe não terão dificuldades em utilizar a novo módulo, previsto para entrar em funcionamento no TRT-SC nos próximos dias. Apesar da ferramenta ser de uso simples, o magistrado acrescentou que será oferecido um treinamento prévio sobre sua utilização aos servidores.

Transmissão

A solenidade, transmitida diretamente do TRT da 6ª Região (PE), foi dirigida pelo presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Batista Brito Pereira.

O ministro destacou que a ferramenta é mais um item da contínua virtualização pela qual passa a Justiça do Trabalho, trazendo vantagens “não só na celeridade, mas também na sustentabilidade”, concluindo que “a natureza agradece a redução no uso de papel”. A transmissão completa pode ser assistida no Youtube.

 

Texto: Carlos Nogueira / Fotos: Adriano Ebenriter
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: