Banco Santander é novo parceiro do projeto Conciliar é Melhor

Iniciativa busca ampliar solução por acordo de processos envolvendo grandes litigantes

25/09/2024 17h05, atualizada em 25/09/2024 18h02
Priscila Tavares

O projeto Conciliar é Melhor, do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), ganhou um novo parceiro nesta terça-feira (24/9): o Banco Santander, que conta com 55 mil empregados em todo o país. A assinatura do termo ocorreu no Gabinete da Presidência do tribunal.

O documento foi assinado pelo presidente do TRT-SC, desembargador Amarildo Carlos de Lima, pela vice-presidente e coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais (Nupemec), desembargadora Quézia De Araújo Duarte Nieves Gonzalez, e pelo assessor jurídico do banco, Renan Quaglio Rodrigues, que participou do ato por videoconferência.

O objetivo do “Conciliar é Melhor” é ampliar a solução por acordo de processos envolvendo grandes litigantes. Com a assinatura, é estabelecido um plano de ação no qual são alinhados os assuntos que serão objetos de conciliação, os tipos e as fases processuais que farão parte das tratativas e as datas que irão acontecer as audiências. O banco, inclusive, já encaminhou para o tribunal uma listagem com 60 processos que serão pautados em outubro.

Resolução célere e menos dolorosa

Quézia Gonzalez parabenizou o Santander por perceber o quanto é importante a conciliação para satisfação do crédito e para a resolução do conflito de maneira “menos dolorosa”.

Amarildo de Lima lembrou de como as instituições bancárias eram “arredias” em relação a acordos processuais e que, hoje, esse cenário vem mudando com a busca “da pacificação social e da reparação em face de direitos que são reconhecidos".

Para Renan Rodrigues, o auxílio do Judiciário é de fundamental importância para aproximar trabalhadores e empresas e obter uma resolução célere do conflito. “Tentamos acertar o máximo enquanto instituição e, quando ocorre o litígio, procuramos resolver da forma mais breve e satisfatória possível”, garante o assessor jurídico do Santander.

Terceira parceria

Esta é a terceira parceria firmada pelo Conciliar é Melhor, que já possui adesão da Caixa Econômica Federal e do Escritório de Advocacia André Tito Voss.

Também participaram da reunião, que ocorreu no formato híbrido, o secretário-geral judiciário, Roberto Carlos de Almeida; o diretor da Secretaria de Gestão Judiciária (Segejud), Jefferson Corbari; e a coordenadora de apoio à mediação e conciliação (Coamec), Jeanne Gavard.
 

 

Texto: Priscila Tavares
Secretaria de Comunicação Social 
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br  

Leia Também: