Boletim de precedentes traz seis decisões com grande impacto no mundo do trabalho

Informativo mensal é produzido por núcleo do TRT-12 que gerencia a organização de precedentes trabalhistas

09/06/2022 16h26, atualizada em 09/06/2022 17h28
Getty Images

Já está disponível a edição de maio do boletim do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e de Ações Coletivas (Nugepnac) do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC). O resumo traz as principais decisões que terão impacto na uniformização da jurisprudência e na tramitação de processos trabalhistas no país. 

Um dos destaques é a decisão do Pleno do TRT-12 que admitiu a abertura de incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR) para uniformizar o entendimento sobre a regra de concessão da Justiça Gratuita (Art. 790 da CLT). O colegiado vai avaliar se declaração de hipossuficiência é o bastante para que a parte não precise arcar com despesas do processo.

O informativo também traz julgamentos do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Supremo Tribunal Federal (STF), que no mês passado entendeu que normas coletivas trabalhistas expiradas só podem ser mantidas com nova negociação, alterando a interpretação do princípio da ultratividade. 

Além das decisões, ainda é possível verificar todos os temas que envolvem a uniformização da jurisprudência trabalhista nos principais tribunais do país, assim como seu efeito sobre o andamento dos processos. 

 

Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br  

Leia Também: