Campanha visa arrecadar obras para o Projeto Livre-se durante semana comemorativa

21/10/2014 18h22
Projeto Livre-se


Nesta quinta-feira (23) iniciam as comemorações da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Instituída por decreto em 1980, a Semana é comemorada entre 23 e 29 de outubro, sendo que no último dia também é celebrado o Dia Nacional do Livro.

A Semana tem como objetivo incentivar a leitura, estimular a construção do conhecimento, difundir o livro e divulgar o papel das bibliotecas como instrumentos de democratização. Promover a troca de informação e o acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais também são enfoques da data, que ainda difunde a profissão do bibliotecário e possibilita a atualização e desenvolvimento desse profissional.

Para comemorar a data, a Biblioteca do TRT-SC está lançando uma campanha, a partir desta quarta-feira (22), para incentivar a participação de magistrados e servidores no Projeto Livre-se. Criado em 2008, o projeto tem o objetivo de incentivar o hábito da leitura entre as pessoas que circulam pelas instalações da Justiça do Trabalho em Santa Catarina.

A proposta é a seguinte: o leitor pega o livro emprestado num dos postos – em frente ao elevador do prédio-sede do Tribunal - e, após terminar a leitura, devolve-o no mesmo local. Assim, as obras vão passando de mão em mão e um livro pode ser lido por mais pessoas.

Mobilização

Para participar da campanha, basta trazer um ou mais livros para doar ao Projeto e entregá-los na Biblioteca entre os dias 22 e 29 de outubro. São aceitos livros de literatura adulta ou infantil que estejam em bom estado de conservação. Os doze primeiros participantes que trouxerem mais de cinco livros irão ganhar um brinde surpresa.

“Venha, participe, desapegue e traga aquele livro que você já leu e não quer mais. Doe-o para o Projeto Livre-se, porque certamente alguém irá gostar de ler”, conclama a servidora Valmira da Silva, diretora do Sedjur, serviço ao qual pertence a Biblioteca. Além de doar, o magistrado ou servidor poderá trocá-lo por alguma obra de seu interesse. As devoluções podem ser feitas nos mesmos locais onde os livros foram pegos.

Além da troca de livros, a Biblioteca também irá promover a recém-inaugurada Biblioteca Digital, incentivando o incremento do seu banco de dados com a produção intelectual de magistrados e servidores. “Se você escreveu algo, compartilhe! Inclua seu trabalho na Biblioteca Digital do TRT”, incentiva Valmira.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - TRT-SC
Direção (48) 3216-4320 - Redação 3216-4303/4306/4348

Leia Também: