Canal Futura vai exibir reportagem sobre iniciativa do TRT/SC

18/01/2008 12h03

O TRT/SC vai virar notícia no Canal Futura. Uma equipe da TV Univali, de Itajai, que produz matérias jornalísticas para o canal, esteve na segunda-feira (14) acompanhando a eliminação de mais de seis mil autos findos, originários da 1ª VT de São José e da VT de São Miguel do Oeste. O Futura é um canal educativo, cuja linha editorial tem como princípios o incentivo ao espírito comunitário, ao espírito empreendedor e a valorização do pluralismo cultural.

A destinação dos processos findos, ou seja, arquivados definitivamente há mais de cinco anos, para associações de catadores de materiais recicláveis foi o que chamou a atenção da equipe da TV Univali. Embora essa doação tenha sido determinada para todos os órgãos públicos federais pelo decreto 5.940/06, o TRT/SC foi além. Incorporou a eliminação de autos – o passo seguinte à doação, de responsabilidade única dos catadores - a dois de seus programas, o de gestão documental e o de gestão ambiental (TRT Ambiental).

O primeiro se encarrega de digitalizar, antes da doação dos processos, as principais peças do processo, como atas de audiência, decisões e acordos, que são disponibilizadas na internet. Já o programa TRT Ambiental acompanha a eliminação de autos para verificar se os processos foram efetivamente destruídos, a fim de garantir que dados pessoais de partes e advogados não fiquem expostos.

A equipe do Futura fez gravações em três locações: Serviço de Digitalização e Guarda de Documentos (Sedig), na empresa responsável pela reciclagem dos resíduos e na 1ª VT de São José. O repórter Almeri Cezino, autor da reportagem, entrevistou catadores de papel, os servidores Edson Luiz Mesadri (coordenador do programa de gestão documental), Sandra Laitano (coordenadora do TRT Ambiental) e Dirlei Pereira Préve (diretor de secretaria da 1ª VT de São José), o juiz-presidente do TRT/SC, Marcus Pina Mugnaini, e o diretor do Foro Trabalhista de São José, juiz Roberto Basilone Leite.

A data de exibição da matéria ainda não está definida, mas de acordo com a produção da TV Univali deve acontecer entre 28 de janeiro e 1º de fevereiro.
 

Diretor Dirlei Preve é entrevistado pelo canal Futura
Dirlei Pereira Préve, diretor da 1ª VT de São José, foi um dos servidores entrevistados para o programa do Canal Futura

Foto: André Chiamenti (Sedig)

 

Ascom TRT/SC - 18.01.08

Leia Também: