Com inauguração em Itajaí, TRT-SC inicia nesta sexta (4) expansão dos centros de conciliação

Objetivo da atual da gestão é implantar pelos menos outros quatro até o final deste ano

04/05/2018 20h47
prédio do fórum rabalhista de Itajaí
Objetivo da atual da gestão é implantar pelos menos outros quatro até o final deste ano


O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) inicia nesta sexta (4) a expansão dos centros de conciliação pelo estado. Depois da inauguração das novas instalações da estrutura existente em Florianópolis, há cerca de 15 dias, é a vez do Fórum Trabalhista de Itajaí receber um local planejado para a realização de audiências de conciliação, em solenidade marcada para começar a partir das 14h30.

Um dos objetivos estratégicos do Tribunal, abraçado pela atual gestão, é estimular as conciliações e as soluções alternativas de conflito. Por isso, ainda no mês de maio haverá inaugurações em outros dois Fóruns: Jaraguá do Sul (18) e São José (25). Joinville deverá receber a estrutura no segundo semestre. Criciúma e Blumenau também estão nos planos.

Em Itajaí, a estrutura terá três mesas de negociação – uma por vara - e uma imagem de cerca de dez metros quadrados, da natureza da cidade, plotada em uma das paredes. O leiaute segue as diretrizes recomendadas pelo Conselho Nacional de Justiça, cuja essência é criar um ambiente propício para a composição, com um cenário que inspire paz e tranquilidade.

Para a diretora da 3ª Vara do Trabalho de Itajaí, Adriana Russi, apesar de já haver uma cultura de conciliação no município, o Centro vai estimular ainda mais a possibilidade de novos acordos. “O ambiente criado especialmente para a composição vai proporcionar conversas mais agradáveis e tranquilas para as partes e seus advogados, sem o peso da sala de audiências”, avalia a servidora.

Celeridade acima da média

Quando se fala em solucionar processos, o Fórum de Itajaí é um dos mais eficientes do estado. De acordo o relatório da Corregedoria do ano passado, entre o ajuizamento da ação e a prolação da sentença, as três unidades ficaram com prazos abaixo da média estadual, que foi de 255 dias: 168 (3ª VT), 130 (2ª VT) e 204 dias (1ª VT).

A diretora diz ainda que as primeiras tentativas de conciliação no novo espaço vão ocorrer no próximo dia 23, com ações da 1ª Vara. Já no dia 24, será a vez dos processos das demais unidades. “Vamos utilizar sempre dois dias da semana para realizar as audiências no Centro. Depois, conforme formos nos organizando, também pretendemos ampliar a pauta para os processos que estão em fase de execução”, informa.
 

Serviço

O que?
Inauguração do Centro de Conciliação de Itajaí

Onde? No Fórum Trabalhista de Itajaí, situado à Rua José Siqueira, 126, Ressacada.

Quando? Sexta-feira, às 14h30

 

 

 

Texto: Luana Cadorin / Foto: Arquivo
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa (Nure)
(48) 3216-4306/4307/4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: