Com quase 37 anos de atividade, desembargadora Águeda Pereira se aposenta do TRT-SC

10/08/2016 13h30
Desembargadora Águeda Maria Lavorato Pereira
Magistrada presidiu a instituição entre 2004 e 2006


Foi publicada na terça-feira (9), no Diário Oficial da União, a aposentadoria da desembargadora Águeda Maria Lavorato Pereira, que encerra a carreira após 37 anos de magistratura. Com a matrícula nº 5 do Tribunal, era uma das magistradas mais experientes em atividade, ao lado da desembargadora Ligia Maria Teixeira Gouvêa.

Natural de São Paulo, Águeda ingressou na Justiça do Trabalho catarinense em novembro de 1979. Como juíza substituta, passou por diversos municípios, tendo atuado como titular nas Varas do Trabalho de Concórdia e 3ª e 7ª de Florianópolis. Foi promovida à segunda instância em agosto de 1998. Exerceu as funções de corregedora entre 2000 e 2002 e de presidente de 2004 a 2006.

Sua gestão na Presidência foi marcada por uma série de iniciativas, em diferentes segmentos, com algumas delas perdurando até hoje. Na área de tecnologia de informação, por exemplo, Águeda Pereira implantou o Diário Oficial Eletrônico e a digitalização de acórdãos. Promoveu também a saúde de magistrados e servidores com a implantação dos programas de ginástica laboral e de assistência aos servidores do interior, além da aquisição de 350 bancadas ergonômicas. Também foi lançado na gestão da desembargadora o projeto de Educação à Distância (EaD) do TRT-SC, com a realização do primeiro curso a distância.

Águeda Pereira também inseriu o Tribunal de forma mais ativa no combate ao trabalho escravo, fazendo com que a instituição participasse de forças-tarefa no meio-oeste catarinense, ao lado da Polícia Federal, Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério Público do Trabalho. Também foi na gestão dela que aconteceu o primeiro Fórum de Participação e Planejamento do TRT-SC, um embrião do atual Planejamento Estratégico do TRT-SC.

Até sua aposentadoria, a desembargadora ocupava assento na 1ª Câmara do Tribunal e na Seção Especializada 1. Quanto aos planos para a aposentadoria, diz que o primeiro deles será descansar.

 

 

 


Texto: Camila Velloso/ Foto de arquivo
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC 
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

 

 

Leia Também: