Contratação de pessoas com deficiência cresce 15,5% com a realização do “Dia D”

29/04/2016 18h17, atualizada em 05/05/2020 17h45
Juíza Maria Aparecida Jerônimo com servidores da Justiça do Trabalho no “Dia D”
Maria Aparecida Jerônimo (c) com servidores da Justiça do Trabalho no “Dia D”: acordo firmado pela 3ª VT possibilitou o evento


O Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho e Previdência Social apresentaram na quinta-feira (28) à imprensa e às entidades parceiras os resultados do “Dia D” para inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) no mercado de trabalho, realizado em setembro do ano passado, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em Florianópolis.

De junho de 2015, quando as empresas da Grande Florianópolis que se enquadravam na Lei das Cotas para PCDs começaram a ser notificadas para comparecer ao evento, até janeiro deste ano, foram contratadas 411 pessoas - um aumento de 15,5%. O saldo é considerado positivo frente a realidade do país, que em momento de crise promove fechamento de empresas e de postos de trabalho.

O “Dia D” foi um dia dedicado ao atendimento de pessoas com deficiência e aos beneficiários reabilitados do INSS, visando essencialmente à inclusão no mercado de trabalho. Os recursos que permitiram a realização do evento vieram de um acordo homologado pela juíza Ângela Maria Konrath, à época na 3ª Vara do Trabalho de Florianópolis, em ação civil pública do MPT contra a empresa Berlanda, uma das maiores redes de lojas de móveis e eletrodomésticos do sul do país. Ao ajustar a conciliação, a magistrada recomendou que o dinheiro fosse revertido a campanhas de esclarecimento sobre direitos profissionais. A titular da unidade, juíza Maria Aparecida Jerônimo, representou o TRT-SC no evento.

Em Santa Catarina, foi a primeira edição do evento, colocando frente a frente trabalhadores cotistas e empresas da Grande Florianópolis (São José, Palhoça, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz e Governador Celso Ramos) que não estavam cumprindo a Lei Federal nº 8213/91. Estandes foram montados para o contato direto entre entidades, candidatos às vagas de trabalho e empregadores.

Conheça aqui os resultados do "Dia D" divulgados pela Procuradora do Trabalho Quézia de Araújo Duarte Nieves Gonzalez.
 

 

 

Fonte: Ministério Público do Trabalho, com informações da Secom
Foto: Carlos Nogueira
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 4320 4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: