Corregedor-geral da JT conhece programas institucionais do TRT-SC

10/11/2017 13h50
Desembargadores Lourdes Leiria e Roberto Guglielmetto com ministro Lacerda Paiva
Paiva, entre Lourdes Leiria e Guglielmetto: engajamento na prevenção de conflitos


O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Renato de Lacerda Paiva, reuniu-se com os gestores dos programas institucionais da Justiça do Trabalho no estado, os desembargadores Lourdes Leiria, do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, e Roberto Guglielmetto, do Programa Trabalho Seguro.

O ministro destacou a atuação de vanguarda da Justiça do Trabalho nas causas. “Um dos aspectos que marca a JT pelo seu pioneirismo é que ela não se limita à sua atividade jurisdicional como Poder Judiciário, mas caminha à frente do seu tempo, se engajando em planos de prevenção de conflitos. Se é nossa função constitucional dirimir conflitos já estabelecidos, nós trouxemos para nós uma função institucional, como se estivéssemos andando a segunda milha, indo mais além”, afirmou.

O corregedor citou um dado estatístico impactante do Brasil, o de que em 2014 mais de duas mil pessoas faleceram em decorrência de acidentes de trabalho. “Isso quer dizer que praticamente um avião cai por mês carregado de trabalhadores, sem contar os mutilados e os que ficam afastados”, comparou. “Há muito o que fazer ainda no país e eu acho que a JT tem dado uma grande contribuição com essas ações preventivas. São atividades institucionais que imprimem a filosofia da JT de estar à frente do seu tempo”, concluiu o ministro.

Os gestores aproveitaram o encontro para entregar os relatórios de atividades de ambos os programas. Lourdes Leiria também entregou a cartilha "Trabalho Infantil Não é Brinquedo", produzida pela Secretaria de Comunicação Social do TRT-SC e que está sendo utilizada por algumas escolas da rede pública de ensino.

 

 

 


Texto: Camila Velloso / Foto: Carlos Nogueira
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC 
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: