Já estão definidas as seis jurisdições que irão receber o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) no ano que vem. A presidente do TRT-SC, desembargadora Gisele Pereira Alexandrino, enviou na terça-feira (4) o cronograma de expansão ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que costuma aprovar sem ressalvas as datas predefinidas pelos Regionais.
Serão 20 unidades ao todo. Além das sete de Florianópolis, com data confirmada para 31 de janeiro, foram contemplados os Foros de Chapecó (incluindo as duas novas unidades que serão instaladas), São José, Lages (incluindo a futura 3ª VT), Brusque (incluindo a nova unidade) e a VT de Palhoça, que deixa de ser unidade judiciária avançada. Veja o cronograma ao final do texto.
Com isso, a Justiça do Trabalho catarinense atingirá a Meta 12 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para 2013, que prevê o funcionamento do PJe em 40% das varas de cada tribunal. Contando com a VT de Navegantes e o Foro de Joinville, serão 26 unidades no total, duas a mais do que o necessário para atingir a meta.
O principal critério observado pela Presidência, nos casos de Chapecó, Lages, Brusque e Palhoça, foi a recomendação do CSJT para que qualquer nova unidade da Justiça do Trabalho no país seja instalada com o novo sistema. No caso de Florianópolis e São José, a ideia é começar a estancar o estoque de processos que tramitam pelo Provi (processo eletrônico regional), a fim de acelerar a substituição do sistema. “No caso de Florianópolis, também aproveitamos a mudança de sede, que contará com instalações mais modernas e uma melhor estrutura de rede”, explica o coordenador de implantação do PJe-JT, servidor Flávio Kretzer.
Veja o cronograma de expansão do PJe-JT em SC para 2013
Fonte: Assessoria de Comunicação do TRT-SC
(48) 3216.4320/4306/4303 - ascom@trt12.jus.br