Exposição marca primeiro contato de estudantes com drama do trabalho infantil

04/10/2016 15h52, atualizada em 19/11/2019 15h59
Mulher lendo um livro para crianças
Contadora de histórias Cris Asgard recebe estudantes durante visita à Biblioteca Pública de SC

 

“Isso aí é veneno de verdade?” — pergunta o menino de nove anos, apontando para o galão de plástico, que está ao lado das mudas de cebola e de uma enxada. O olhar curioso sobre os objetos pouco familiares se arregala ao saber que crianças como ele têm de plantar, por dia, até mil plantas como aquela, debaixo de sol e chuva. “E o que acontece com ele se não conseguir?”, indaga.

A instalação no hall da Biblioteca Pública de Santa Catarina marca o primeiro contato de uma turma de estudantes da rede pública de Florianópolis para um problema que, embora aparentemente distante, faz parte do cotidiano de uma em cada dez crianças e adolescentes do estado. Não é pouco: com mais de 120 mil crianças e adolescentes de até 17 anos atuando no mercado, Santa Catarina possui o segundo maior índice de trabalho precoce do país.

A mostra cumpre sua função de provocar perguntas, que vão se sucedendo: “São as próprias famílias que botam eles para trabalhar?”, quer saber uma aluna. “O que é isso de trabalho doméstico, moço?” questiona outro, apontando um cartaz. “Conheço um menino que trabalha com os pais”, comenta um terceiro — “Mas é um trabalho do bem, e não do mal”, ressalta, antes de ser distraído pelo jogo eletrônico no qual o herói tem de escapar de objetos cortantes e perigosos.

Menino mexendo no computadorA exposição itinerante “Um mundo sem trabalho infantil”, organizada pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, fica na Biblioteca até a próxima segunda-feira (10). Depois, segue para o prédio da Câmara de Vereadores da Capital e em seguida deve percorrer o interior do estado. Antes de sair, a turma recebe uma cartilha que, talvez, renda mais perguntas difíceis em casa, sensibilizando duas gerações para um tema que precisa ser enfrentado. As sementes estão plantadas.

Leia também:

 

Programe-se:
 

Exposição: “Um mundo sem trabalho infantil”

Onde: Biblioteca Pública de SC (Rua Tenente Silveira, 343 - Centro)

Quando: 3 a 10 de outubro

Horário: 8h às 19h (seg a sex) / 8h às 11h45min (sáb)

 

Texto e fotos: Fábio Borges
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC 
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: