Fórum de Chapecó recebe Centro de Conciliação Trabalhista

10/05/2019 14h20
Desembargadora Mari Eleda e Procurador do Estado Rodrigo Abreu descerram placa de inauguração do CEJUSC Chapecó
Desembargadora Mari Eleda e procurador do Estado Rodrigo Diel de Abreu descerram placa de inauguração do novo espaço. Clique aqui e veja o álbum de fotos do evento

O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) inaugurou na sexta-feira (10) o Centro de Conciliação (Cejusc-JT) do Fórum Trabalhista de Chapecó, o nono de primeira instância no estado.

Em seu discurso, a presidente do TRT-SC, desembargadora Mari Eleda, destacou as características e trajetória histórica que fazem de Chapecó um município bastante alinhado com os objetivos e o espírito da nova estrutura.

“A pujança econômica da cidade e região é notória. Aqui se trabalha e se produz, dos bens do campo aos bens das indústrias, mundialmente conhecidos. Comércio e serviços completam um cenário dinâmico de vida e produção”, ressaltou a desembargadora, acrescentando que, neste cenário próspero, as relações trabalhistas ganharam vulto especial e trouxeram inevitáveis litígios.

Desembargadora Mari Eleda em discurso
Desembargadora Mari Eleda

“Muito cedo, Chapecó viu chegar a Justiça do Trabalho. Era o tempo, ainda, das Juntas de Conciliação e Julgamento. Desses tempos de existência das Juntas até a década de 90, em cujo final elas foram transformadas em Varas do Trabalho, ouvem-se colegas lembrarem de suas atuações na cidade e da imensa disposição de conciliação com que se deparavam. Havia uma cultura de pacificação social, de valorização da conciliação, exatamente como quiseram todas as constituições do período”, pontuou a presidente.

A desembargadora apresentou dados demonstrando que a boa disposição para acordos persiste na região até hoje. “Em 2018, o índice de conciliação na fase de conhecimento foi de 59,67%. Foram 2,4 mil processos conciliados ao longo do ano”, apontou. “Por isso, afirmo que Chapecó é a cidade catarinense que mais se afina, historicamente, com o comando constitucional da pacificação social e com a presença deste centro de conciliação”, concluiu desembargadora.

Rodízio de magistrados

A coordenadora do Centro de Conciliação e juíza titular da 3ª VT de Chapecó, Vera Marisa Vieira Ramos, acrescentou que os resultados alcançados são fruto “da permanente colaboração e envolvimento dos servidores e dos advogados” que ali atuam. “E assim desejamos que permaneça, agora aprimorada com a nova estrutura disponibilizada no Cejusc, em ambiente mais sereno, mais lúdico e mais agradável”, assinalou a magistrada.

Juíza Vera Razmos em discurso
Juíza Vera Ramos

A juíza afirmou ainda que a proposta do espaço inaugurado será a de envolver vários magistrados, com perspectivas diferentes, para alcançar a conciliação no maior número de processos possível.

“A coordenação do Cejusc de Chapecó será feita em regime de rodízio. Isso significa que estarei respondendo pela coordenação apenas durante os meses de maio e junho. O juiz substituto da 4ª VT, colega Osmar Thiesen, assumirá o comando em julho e agosto, e a juíza titular da 2ª VT de Chapecó, colega Deisi Senna Oliveira, em setembro e outubro. E assim, sucessivamente”, explicou Vera Ramos.

Construída dentro das diretrizes do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a nova estrutura possui um leiaute diferenciado. As mesas são redondas para facilitar a conversa e as paredes são decoradas com paisagens locais, inspirando paz e tranquilidade em busca do acordo.

 

 

Texto: Carlos Nogueira / Fotos: Simone Dalcin 
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC 
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4302/4303 - secom@trt12.jus.br

 

Leia Também: