Cinco juízas e um juiz promoveram encontros em seis municípios para obter apoio a iniciativas; um deles foi com a vice-governadora, Marilisia Boehm
A atuação na última semana de cinco juízas e um juiz, todos integrantes do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, promete render bons frutos.
Na capital, a juíza Zelaide de Souza Philippi foi recebida pela vice-governadora Marilisa Boehm. O encontro teve como objetivo discutir ações desenvolvidas pelo programa, incluindo o 1º Feirão de Aprendizagem de Santa Catarina, marcado para o dia 1º de setembro em São José. Durante a reunião, Marilisa demonstrou interesse em participar do evento e apoiar outras atividades relacionadas.
No sul do estado, a juíza Janice Bastos participou do Programa Debate da Cidade, transmitido pela Rádio Cidade, de Criciúma. Ela enfatizou a importância de combater a exploração do trabalho infantil e estimular a prática da aprendizagem, que oferece aos jovens a partir dos 14 anos a proteção de contratos de trabalho adequados ao tempo que estimula a permanência na escola.
Em Joinville, norte do estado, a juíza Tatiana Sampaio Russi participou do 4. Seminário Municipal do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, realizado no auditório da OAB do município na terça-feira (4/7). O evento contou com a presença de 82 alunos de escolas da rede municipal, que participaram da primeira etapa do concurso "MPT na Escola", abordando o tema do trabalho infantil e aprendendo sobre direitos e deveres.
Em Jaraguá do Sul, o juiz Rogério Barbosa reuniu-se com a presidente da OAB local a fim de estabelecer uma parceria para replicar o projeto realizado em Joinville com alunos da região. O magistrado avaliou a conversa como extremamente proveitosa e que trará resultados positivos.
A gestora da região de Timbó, juíza Nelzeli Lopes, e a servidora Maria Zoê Espíndola estiveram em reunião com o prefeito municipal, Jorge Augusto Krüger. Durante o encontro, Krüger demonstrou satisfação em firmar parceria com o Programa de Combate ao Trabalho Infantil. Ele também autorizou a colocação dos adesivos do Programa nos carros oficiais e a divulgação nos totens de comunicação oficial espalhados pela cidade.
No oeste do estado, a gestora do programa na região de Chapecó, juíza Michelle Destri, deu encaminhamento às tratativas da feira de empregos, prevista para ocorrer em setembro no município com o objetivo de preencher as cotas de aprendizagem previstas na Lei 10.097/2000. A reunião contou com a participação de entidades como o Ministério do Trabalho e Emprego, o Ministério Público estadual e a Fundação Luiz Aury Bodanese, que manifestou interesse em ser parceira do evento. As representantes da Unimed e do Senai se dispuseram a verificar sobre a possibilidade de organizarem uma corrida como uma das ações do evento.
Texto: Luana Cadorin
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br