Ação foi promovida em parceria com outras três instituições e duas torcidas organizadas do clube
Uma ação social de conscientização e combate ao trabalho infantil foi promovida durante o jogo Criciúma 1 x 0 Vitória, no domingo (08/9), no Estádio Heriberto Hülse, válido pelo Campeonato Brasileiro da Série B.
A ação foi uma parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª região (TRT-12), o Criciúma Esporte Clube, a OAB de Criciúma, o Ministério Público do Trabalho, a Associação Beneficente Abadeus e as torcidas organizadas "Os Tigres" e "Guerrilha Jovem".
Antes do jogo começar, 15 crianças entraram em campo vestindo capas estampadas com o catavento colorido, logomarca que simboliza o combate ao trabalho infantil ao redor do mundo. O mascote Tigrão não ficou de fora, desfilando pelo estádio com sua própria capa. Nas arquibancadas, dois bandeirões foram desfraldados pelas torcidas organizadas logo após o encerramento do hino nacional, enquanto os jogadores do Criciúma exibiam uma faixa com a mensagem "#Brasil sem Trabalho Infantil".
A gestora auxiliar do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho (PCTIEA), juíza Janice Bastos, esteve presente no evento e falou sobre a importância dessas ações que seguirão no mês de outubro, dedicado às crianças. “Infelizmente nosso estado tem dados muito alarmantes em relação ao número de crianças que estão trabalhando e não estão estudando. E pior: trabalham em setores que prejudicam tanto o aspecto psicológico quanto o físico, comprometendo o futuro e replicando o ciclo de pobreza familiar”, analisa a magistrada.
Segundo o Observatório da Prevenção e da Erradicação do Trabalho Infantil, somente em 2022 foram notificadas 37 crianças em situação de trabalho infantil por ações de fiscalização no Estado, duas delas registradas em Criciúma.
- Veja aqui o álbum de fotos do evento.
Texto: Andréa Gonçalves (estagiária)
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br