Novo Fórum de Chapecó deve ser entregue no início do ano que vem

08/09/2017 17h56
projeto do fórum de Chapecó
Sede própria vai representar economia de R$ 290 mil anuais com aluguel


Com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2018, a construção da nova sede do Fórum Trabalhista de Chapecó está em fase de acabamento, com instalações de forro, piso e a construção do muro. A obra iniciou em 2015, mas teve o ritmo reduzido no ano passado em razão das contenções orçamentárias sofridas pelo Tribunal. No início deste ano, os trabalhos voltaram ao andamento normal.

A mudança para a nova sede, além de facilitar o trabalho de advogados e acesso das partes por concentrar as quatro unidades num único endereço, vai representar uma economia de R$ 290 mil anuais com aluguel. Atualmente, as quatro varas de Chapecó estão instaladas em dois prédios, um deles alugado e o outro de propriedade do Tribunal. Este último foi permutado com o Governo do Estado de Santa Catarina por um terreno, onde está sendo construído o novo edifício. Enquanto o novo Fórum não fica pronto, o Estado cedeu o espaço para que duas unidades continuem funcionando ali.

Localizada na Rua Rui Barbosa, no centro da cidade, a nova sede terá cerca de 5 mil metros quadrados distribuídos em quatro pavimentos, com possibilidade de ser ampliada para cinco caso haja necessidade de instalação de mais uma unidade. A obra segue o padrão das sedes próprias do Tribunal, com foco na economia de recursos naturais através da captação de água da chuva e maior aproveitamento da iluminação natural, e na acessibilidade, por meio da instalação de rampas de acesso, banheiros adaptados, piso podotátil e sinalizações em escadas e áreas abertas ao público.

Segundo Adalberto Knoth, engenheiro do Serviço de Projetos e Obras (SPO), os dois prédios utilizados atualmente são antigos e requerem muitas adaptações. “O novo edifício terá uma área maior e instalações mais adequadas, que irão trazer benefícios aos advogados, magistrados, servidores e jurisdicionados”, afirma.

Plano de obras

A construção da sede de Chapecó é umas das prioridades elencadas no plano plurianual de obras do Tribunal, aprovado por unanimidade pelo Tribunal Pleno. Além dela, estão previstas para o próximo ano o início da reforma da Vara do Trabalho de Canoinhas e as licitações para a reforma da VT de Brusque e construção das novas sedes de Balneário Camboriú e Tubarão, cujas obras devem começar em 2019.

 

 

 

 

 


Texto: Luana Cadorin / Projeto: Magnus Engenharia
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC 
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: