Novo site do TRT-SC deverá entrar em funcionamento no final do ano

23/01/2017 11h30
desenho com etapas do portal


O TRT de Santa Catarina pretende lançar até o final do ano seu novo portal de internet. A empresa vencedora da licitação realizada durante o recesso já está elaborando o plano de projeto, que inclui a reformulação da interface da área voltada a advogados e sociedade em geral (extranet) e também da intranet, com foco em servidores e magistrados.

Um dos principais objetivos do projeto é melhorar a usabilidade do site, destacando os conteúdos e serviços que costumam ser mais acessados pelos advogados e partes com processo no Tribunal. Atualmente, cerca de 60 páginas competem pela atenção de quem navega pelo portal externo, sem critérios bem definidos, que levem em conta o real interesse do usuário. Em razão disso, o projeto prevê uma pesquisa com o público externo, que ficará disponível no portal, para identificar as principais necessidades de informações e serviços.

Em relação à intranet, a ideia é possibilitar um maior nível de interação entre as pessoas que trabalham no TRT-SC. A plataforma em que o portal será desenvolvido possui inclusive um módulo de rede social corporativa, o que poderá aprimorar a comunicação interna e a integração entre as áreas – um dos objetivos estratégicos do Planejamento Participativo do Tribunal.

A interação, por sinal, já começa na segunda das cinco etapas do projeto (veja o gráfico abaixo), que envolve a elaboração da chamada “arquitetura” do portal. Para tornar sua estrutura mais simples de navegar e de administrar, será feita uma pesquisa eletrônica com toda comunidade laboral, além de entrevistas em profundidade com representantes das áreas e grupos específicos.

Autonomia

O projeto está sendo executado em conjunto pelas secretarias de Comunicação Social (Secom) e de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic). Para a Setic, um dos aspectos mais importantes é que o portal será desenvolvido numa plataforma segura e de código aberto (Drupal), com uma rede de cerca de 1 milhão de colaboradores espalhados pelo mundo que contribuem diariamente para o seu aperfeiçoamento.

Isso significa que os próprios técnicos da Setic, depois de serem capacitados, poderão trabalhar na modernização do portal sem depender de uma organização externa, como aconteceu com o site atual. Implantado em 2006, o portal foi desenvolvido por uma empresa que já não existe mais, o que acabou dificultando sua evolução.

 

 

 


Texto: Clayton Wosgrau / Arte: Simone Dalcin
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