Cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades e de centenas de atletas de todo o país
Centenas de atletas de todas as regiões do país se reuniram na noite de sábado (21), no ginásio do Sesi de Blumenau, para celebrar a abertura da Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho. Participaram da cerimônia o ministro Alexandre Luiz Ramos, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o desembargador José Ernesto Manzi, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-12), e o prefeito do município, Mário Hildebrand.
O ministro Alexandre Ramos, egresso do TRT-12, parabenizou antecipadamente a todos os atletas inscritos na Olimpíada e enalteceu as qualidades inerentes à prática esportiva. “Com disciplina, dedicação, comprometimento e confiança, cada dia de treino é um dia de superação e de aperfeiçoamento. O atleta desenvolve, por isso, habilidades que lhe permitem ser, de fato, uma pessoa melhor todos os dias, na vida pessoal e profissional”, afirmou em seu discurso.
Na sequência, o prefeito Mário Hildrebrand deu boas-vindas a todos e frisou a alegria de receber, pela segunda vez, a Olimpíada em Blumenau (a primeira havia sido em 2018). “Nós acreditamos e investimos no esporte porque entendemos que ele é o caminho para o fortalecimento da sociedade. Além de gerar saúde, gera entusiasmo e qualidade de vida no dia a dia”, ressaltou.
Também discursou o presidente da Associação Nacional dos Servidores da Justiça do Trabalho (Anastra), responsável pela organização do evento, Yonaldo Carlos Estevão da Costa. Ele falou sobre os benefícios que a competição traz para os envolvidos.
“A qualidade de vida dos nossos associados é um dos objetivos da Anastra. Ninguém se prepara na semana anterior aos jogos, mas durante o ano inteiro. Estamos tirando o atleta do sedentarismo e isso se traduz em produtividade e em saúde”, ressaltou Yonaldo.
Houve ainda a tradicional condução da chama olímpica e, encerrando a cerimônia, a apresentação do grupo de danças folclóricas alemãs Fritz Müller.
Também compuseram a mesa do evento o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina, Marcelo Goss Neves, o presidente da Câmara de Blumenau, vereador Egídio Beckhauser, a presidente do TRT da 1ª Região (RJ), desembargadora Edith Maria Corrêa Tourinho, a presidente do TRT da 21ª Região (RN), desembargadora Maria do Perpétuo Socorro, o desembargador do TRT da 7ª Região (CE) Plauto Carneiro Porto, o secretário de Turismo de Blumenau, Marcelo Greuel, e a gerente-executiva do Sesi/Senai, Silvia De Pieri.
19ª Edição
Em sua 19ª edição, além dos atletas da Justiça do Trabalho, pela primeira vez a Olimpíada reúne integrantes da Justiça Eleitoral, Justiça Federal e Ministério Público da União. De acordo com a Anastra, 588 atletas estão inscritos para competir.
A delegação de Santa Catarina é formada por 48 competidores, sendo 35 homens e 13 mulheres. Durante a semana de competições, eles vão participar em diversas modalidades, como atletismo, arremesso de peso, salto em distância, natação, beach tennis, ciclismo, xadrez, futevôlei, tênis de campo e de mesa e vôlei.
Como nas edições anteriores, todos os valores gastos para participar dos jogos, como taxa de inscrição, hospedagem, deslocamento, alimentação, entre outros que possam haver, ficam exclusivamente a cargo dos atletas inscritos.
Texto: Carlos Nogueira / Fotos: Camila Velloso e Luana Cadorin
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br