Responsáveis por responder a reclamações, elogios e dúvidas de usuários dos serviços da Justiça do Trabalho, os ouvidores dos 24 tribunais regionais se reuniram em Brasília na semana passada, por dois dias, para debater formas de aprimorar o diálogo do Judiciário com a população. O principal assunto foi a padronização dos serviços das unidades, já que atualmente cada tribunal possui um tipo de estrutura e protocolos próprios para registrar reclamações, elogios e sugestões dos usuários.
Segundo a vice-presidente e ouvidora do TRT-SC, desembargadora Viviane Colucci, a reunião foi importante para que os ouvidores pudessem trocar experiências e eleger as melhores práticas, estabelecendo um modelo ideal de atendimento, com procedimentos e prazos uniformizados.
“A ideia é desenvolver um sistema único, com parâmetros nacionais, garantindo a mesma qualidade do atendimento nas diferentes regiões do país, mas respeitando as peculiaridades regionais”, explica a magistrada, destacando que o trabalho do grupo vai ser encaminhado ao Conselho Superior da Justiça Trabalho (CSJT), que planeja editar uma resolução administrativa fixando a estrutura mínima das ouvidorias.
No encerramento do encontro, o presidente do TST, ministro Barros Levenhagen, afirmou que o fortalecimento das ouvidorias é fundamental para aprimorar a “transparência das informações, a democratização do acesso ao Poder Judiciário e a melhoria da qualidade dos serviços”.
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