Objetivo é atualizar cadastro de pessoas com deficiência que utilizam a estrutura da JT-SC, além de indicar pontos de melhoria
Com o objetivo de identificar as condições de acessibilidade atitudinal, física, digital e comunicacional oferecidas ao público, o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) disponibiliza até 31 de março uma pesquisa de acessibilidade.
São dois questionários formulados pelo Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão do tribunal. Um é voltado ao público externo - advogados, procuradores públicos, partes, peritos e sociedade em geral. O outro, ao público interno - magistrados, servidores, estagiários, jovens aprendizes e terceirizados.
A pesquisa, que é confidencial, tem como foco serviços e dependências da instituição em todo o estado. A participação leva no máximo cinco minutos, e as respostas serão analisadas de forma agregada. A primeira pergunta busca identificar se o respondente é uma pessoa com deficiência. Em caso positivo, os questionamentos prosseguem; caso contrário, a pesquisa encerra.
As questões tratam do ambiente e equipamentos de trabalho, necessidade de adaptação física dos prédios, barreiras comunicacionais ou atitudinais (quando o comportamento de uma pessoa, mesmo sem intenção, dificulta a acessibilidade) e adaptação tecnológica. Há ainda espaços para manifestações.
A iniciativa atende à Resolução 401/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), segundo a qual cada órgão do Poder Judiciário deve atualizar, anualmente, o cadastro de seus profissionais com deficiência, identificando as necessidades particulares de cada um.
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4000 - secom@trt12.jus.br


