A presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT-SC), desembargadora Gisele Pereira Alexandrino, esteve no Foro Trabalhista de Joinville na última sexta-feira (5) para falar a servidores e juízes sobre a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) na jurisdição, que acontece no dia 22.
Acompanhada por servidores do grupo de implantação, a presidente garantiu que a nova versão do sistema, batizada de Descanso, apresenta diversas melhorias em relação ao projeto-piloto de Navegantes, dando mais estabilidade ao trabalho de todos. “Nós não instalaríamos o sistema neste importante Foro se não tivéssemos segurança absoluta de que ele está pronto para garantir a prestação jurisdicional”, afirmou a desembargadora.
A mensagem da presidente do TRT-SC foi respaldada pelo otimismo da diretora do Foro, juíza Tatiana Sampaio Russi. Ela citou dois aspectos que levam a crer na rápida absorção do aprendizado do PJe pela equipe de Joinville. O primeiro seria a experiência já adquirida ao longo do último ano com o Provi, o processo eletrônico desenvolvido pelo próprio Tribunal e que funciona, além de Joinville, nos foros de Florianópolis e São José. O segundo seria uma lógica de uso parecida entre o PJe e o Proad, o processo administrativo eletrônico do TRT-SC, que vem sendo utilizado por servidores e juízes desde novembro de 2009.
"Não tem mais volta. O PJe vai ser instalado em todas as varas do trabalho do Brasil e, mais cedo ou mais tarde, chegaria em Joinville. Então é melhor que venha agora. Tenho certeza que, passado o desconforto inicial inerente a qualquer mudança, vamos ter plenas condições de aprender esse novo sistema e nos colocar à frente desse processo”, finalizou a juíza.
Além de Joinville, a jurisdição do Foro local compreende os municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapoá e São Francisco do Sul. Neste ano, até agosto, as cinco varas receberam 4.391 processos, 8,8% do total do estado. Em números absolutos, fica atrás apenas do Foro de Florianópolis, com 4.955 processos recebidos de janeiro a agosto deste ano. Para julgar e executar essas ações trabalhistas, o Foro de Joinville conta com 86 servidores (entre oficiais de justiça e servidores de secretaria) e 10 juízes.
Fonte: Assessoria de Comunicação do TRT-SC
(48) 3216.4320/4306/4303 - ascom@trt12.jus.br