PJeOffice: saiba mais sobre a ferramenta que vai além de um assinador do PJe

A nova versão do software permite a junção e divisão de PDFs e arquivos de vídeo, além de ampliar os mecanismos de segurança

16/07/2024 13h50, atualizada em 16/07/2024 15h29

O PJeOffice é um software para assinatura eletrônica de documentos e petições, garantido validade jurídica dos documentos e processos. A solução foi desenvolvida por uma parceria institucional do  Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que teve a coordenação técnica do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3). O tribunal, inclusive, criou uma página wiki que explica como melhor utilizar a ferramenta.

Muito além de um assinador


A nova versão do software agora permite, entre outras atividades, a junção e divisão de PDFs e arquivos de vídeo em MP4, além de ampliar os mecanismos de segurança. A solução manteve compatibilidade total com a versão anterior e é disponibilizado por meio de atualização automática.

A versão Pro funciona em computadores com Windows (32/64 bits), Linux (32/64 bits) e macOS (incluindo compatibilidade com os chips Intel, Apple Silicon M1 e posteriores). Além disso, é compatível com a maioria dos modelos de token/smart cards do mercado.

Confira algumas mudanças importantes na nova versão:

Assinatura e salvamento em pasta

Assinar documentos no PJe pode ser uma operação repetitiva e na versão 'Pro' o usuário também tem a opção de decidir entre três estratégias para fazer as assinaturas offline, que são as formas mais rápidas e simples de assinar um documento e minimizam cliques desnecessários. Confira as opções de como

Os arquivos a serem enviados ao PJe estão sujeitos a um limite de tamanho. Caso o arquivo tenha tamanho muito elevado, a nova versão divide os arquivos PDF. É possível a divisão por cada 'n' MB, a cada 10 MB, a cada 'n' páginas, a cada página e com páginas específicas. Você também pode remover páginas pares ou ímpares e unir pdfs selecionados.

Tratamento de arquivos Mp4

Os arquivos de vídeo também podem ser divididos, por exemplo, a cada 90MB, facilitando o protocolo nos sistemas processuais. Também é possível otimizar o tamanho dos arquivos, converter para .webm e extração de áudios.

Mais segurança nas configurações

Na página de recursos de segurança é possível encontrar as funções “Sempre solicitar senha”, “Solicitar senha uma vez”, “Confirmar o uso do dispositivo” e “Ciclos de autenticação”.

Para as configurações, a solução PJeOffice Pro oferece diversos meios como: “Certificados A1”, “Certificados A3”, “Reconhecimento de drivers” e “Soluções de problemas comuns“.

A estratégia de solicitação de senha pode ser alterada facilmente a qualquer momento e não exige o  reinício do assinador para sua aplicação.

 

Como usar

A nova versão do assinador deve ser baixada e instalada no computador. Após isso, o usuário deverá seguir os seguintes passos:

1. Acesse o endereço https://pje.trt12.jus.br/primeirograu (1º grau) ou https://pje.trt12.jus.br/segundograu  (2º grau);

2.  Se constar na tela de acesso "Modo de assinatura: Shodo", clique e altere para PJe Office;

3. Clique em "Certificado digital"  para acessar.

Em caso de dificuldades,o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento do PJe, pelo telefone (48) 3216-4099, das 12h às 19h.
 


 


Texto: Nathália Valente (TST)
Reprodução: Secretaria de Comunicação Social do TRT-SC
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br  

Leia Também: