Planejamento Estratégico

Grupo de trabalho define quais objetivos a instituição deve atingir

15/05/2008 16h26

O grupo de servidores envolvidos no projeto de Planejamento Estratégico (PE) do TRT/SC se reuniu, na quinta-feira (15), para discutir as ações necessárias a fim de alcançar os objetivos estratégicos da instituição. Os nove objetivos foram definidos durante o Seminário de Planejamento Estratégico, realizado no final de abril e que contou com a participação de 25 pessoas, entre juízes e servidores, além de três profissionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), instituição contratada para prestar consultoria no assunto. A definição das ações deverá ocorrer em outra reunião, no próximo dia 26.

Os objetivos estratégicos foram estabelecidos depois de mais de 22 horas de discussões. Para se chegar eles, o primeiro passo foi dado pelo chamado grupo de assistentes do PE, que conta com 12 servidores representantes das áreas administrativa e judiciária. Eles traçaram um diagnóstico do modelo de gestão do TRT/SC após análise de 100 itens relacionados à forma como a instituição é administrada.

O resultado foi apresentado durante o Seminário de PE ao grupo estratégico, composto pelos juízes que compõem a Administração do Tribunal (presidente, vice e corregedora), presidentes das três Turmas de recursos, por dois magistrados de 1º grau e também pelo Secretário-Geral da Presidência e pelo Diretor-Geral de Secretaria. No evento, os dois grupos trabalharam em conjunto na definição dos objetivos estratégicos.

O PE tem relação direta com a visão de futuro de uma instituição, seja ela pública ou privada, na medida em que possibilita um melhor autoconhecimento de seus pontos fortes e fracos. Consiste, em síntese, no estabelecimento de objetivos que orientam a construção de um plano de ação capaz de identificar os recursos disponíveis e as deficiências a superar para o alcance dos resultados planejados. As ações são acompanhadas e, quando necessárias, corrigidas.

A assessora de planejamento do TRT/SC, Rosângela G. Yamada, ressalta que os objetivos estratégicos, descritos abaixo, só poderão ser concretizados se houver o envolvimento de todos os servidores, principalmente no momento em que as ações estratégicas começarem a ser implementadas.


OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DA JUSTIÇA DO TRABALHO DE SC

  • Obter o reconhecimento de sua relevância e credibilidade junto à sociedade
  • Estimular a conciliação e buscar formas de prevenção de conflitos
  • Funcionar de maneira cada vez mais eficiente, por meio da adoção de mecanismos técnicos e de gestão estratégica
  • Aprimorar as ações voltadas à qualidade de vida
  • Manter permanentemente atualizadas a estrutura organizacional e o funcionamento da instituição
  • Manter sempre atualizados e revistos os processos de trabalho (rotinas) jurisdicionais e administrativos
  • Manter um quadro de pessoal comprometido e bem preparado para os desafios da modernização e da melhoria de desempenho da instituição
  • Ampliar o ritmo da modernização da instituição pelo uso mais intenso de Tecnologia de Informação (TI)
  • Alinhar o planejamento orçamentário ao planejamento estratégico


Conheça o projeto de Planejamento Estratégico

 


Fonte: Ascom TRT/SC

Leia Também: