Presidente e vice-presidente do TRT-SC recebem visita da deputada estadual Dirce Heiderscheidt

Parlamentar apresentou texto do projeto de lei que institui 12 de junho como Dia Estadual de Combate ao Trabalho Infantil

22/10/2020 12h09, atualizada em 22/10/2020 18h31

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), desembargadora Lourdes Leiria, e a vice-presidente,  desembargadora Teresa Cotosky, receberam na quarta-feira (21) a visita institucional da deputada estadual Dirce Heiderscheidt no Gabinete da Presidência.

Diante das desembargadoras, que atuam como gestoras nacional (região Sul) e regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, respectivamente, a parlamentar assinou um projeto de lei de sua autoria que altera a data alusiva ao Dia Estadual de Combate ao Trabalho Infantil de 11 de outubro para 12 de junho.

O objetivo da mudança, que ainda será proposta na Assembleia Legislativa, é que a data coincida com o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). No Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil foi estabelecido pela Lei Federal nº 11.542/2007, em consonância com a OIT.

No texto de justificativa do projeto de lei, apresentado na íntegra para as magistradas durante o encontro, a deputada Dirce Heiderscheidt destaca a relevância da questão, ressaltando o compromisso assumido pelo Brasil de “erradicar até 2025 todas as formas de trabalho infantil, na forma do objetivo 8, meta 8.7 da Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas (ONU)”.

A presidente Lourdes Leiria ressalta que a “erradicação do trabalho infantil faz parte da Agenda 2030 da ONU e a iniciativa parlamentar vai ao encontro do ODS 8 e constitui parceria indispensável nesta causa”.

A deputada encerra o documento realçando a necessidade de ampliar a união de esforços entre os entes federados e a sociedade civil organizada atuante nesta temática. “Entendo que a presente medida legislativa reforçará a visibilidade e ampliará o impacto das ações de advocacy em prol das políticas de prevenção e combate ao trabalho infantil no estado catarinense”, conclui.

Para a desembargadora Teresa Cotosky, “a proposta dá uma grande visibilidade à causa do combate ao trabalho infantil e fortalece o trabalho de todos os que atuam na rede de proteção, visto que as ações da Alesc repercutem em todos os municípios do Estado”.

Cartilhas

As desembargadoras aproveitaram a oportunidade para apresentar à parlamentar as ações do Programa de Combate ao Trabalho Infantil desde a sua criação e realizaram a entrega de exemplares da Cartilha “Trabalho Infantil não é brinquedo” e do Guia do Jovem Aprendiz, materiais produzidos no TRT-SC. A deputada esteve acompanhada na visita do chefe de gabinete, Daniel Heyse Tavares.

 

Texto: Carlos Nogueira / Fotos: Adriano Ebenriter
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

 

Leia Também: