Uma reportagem produzida pela RBS TV de Florianópolis sobre as atividades práticas da Escola Judicial do TRT/SC obteve a segunda colocação do IV Prêmio AMB de Jornalismo, oferecido pela Associação dos Magistrados do Brasil. O autor da matéria, veiculada no Jornal Nacional no dia 25 de agosto, foi o repórter Ricardo Von Dorff, do núcleo de reportagens para a Rede Globo instalado na RBS TV. Ele cobriu uma visita feita pelos juízes a uma mina de carvão localizada no município de Forquilhinha, no sul do Estado, com o objetivo de conhecer com mais profundidade alguns aspectos daquela atividade que, freqüentemente, acabam sendo discutidos nas salas de audiência. O resultado do prêmio foi divulgado na quarta-feira (28).
Apresentar aos novos juízes a realidade das condições de trabalho das empresas (Coteminas, Weg, Embraco, Orgão Gestor de Mão-de-Obra do Trabalho Portuário Avulso do Porto de Itajaí - OGMO, Embalagens Plásticas Canguru, Carbonífera Criciúma, Cerâmica Eliane e Agroavícola Veneto) foi apenas uma das atividades da Escola Judicial em 2007. Ao todo, foram 210 horas/aula ministradas aos ingressantes na carreira da magistratura. Eles passaram primeiramente por um curso de preparação inicial e, na seqüência, por seis ciclos de estudos, com fóruns de debates sobre o Judiciário Trabalhista catarinense em seus aspectos internos e externos, discutindo o papel ético-institucional do juiz na sociedade e abordando temas jurídicos, sociais e filosóficos com vistas à preparação para a função judicante.
Em relação ao aperfeiçoamento dos servidores e demais juízes, a Escola Judicial proporcionou o aprimoramento e a discussão de questões teórico-práticas interdisciplinares, abordando temas contemporâneos e emergentes originários da evolução social e normativa, num total 80 horas/aula.
A Escola também organizou o VI Simpósio do TRT/SC com o tema “Constitucionalismo e Trabalho: Desafios”, que contou com a participação de mais de 300 inscritos. Eles tiveram a oportunidade de assistir a conferencistas e painelistas de renome nacional e internacional. Para finalizar o ano, a Escola está editando a Revista do Tribunal, em comemoração aos 25 anos do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina.
Fonte: Diário Catarinense (com informações da Ascom - TRT/SC) - 02.12.07