Semana Inclusiva em Jaraguá do Sul tem presença da Justiça do Trabalho

Juíza e servidora do Foro deram orientações sobre direitos trabalhistas durante feirão de empregos para pessoas com deficiência

10/09/2025 13h01, atualizada em 11/09/2025 17h16

O Foro Trabalhista de Jaraguá do Sul marcou presença, no último sábado (6/6), no Dia D - Feirão de Emprego para Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS, ocorrido no Pavilhão de Eventos da cidade. A Justiça do Trabalho foi representada pela juíza substituta da 1ª Vara do Trabalho de Jaraguá do Sul,  Adriana Custódio Xavier de Camargo, e pela servidora Carolina Fortunato. Durante o Feirão, ambas deram orientações sobre legislação trabalhista voltada a pessoas com deficiência.

A novidade deste ano foi a possibilidade de o participante realizar perícia para caracterizar a condição de pessoa com deficiência, resultando na emissão de um laudo pericial. Ao todo, foram produzidos 58 laudos. "A procura para realizar o laudo foi grande e muitas pessoas com deficiência apresentaram seus currículos, saindo do evento com entrevistas marcadas para a tão sonhada vaga de emprego. Uma verdadeira inclusão", afirma a juíza. 

Quase 200 vagas

Aproximadamente 100 pessoas participaram do feirão, e mais de uma dezena de empresas marcaram presença, oferecendo 188 vagas de trabalho nas mais diferentes áreas. Malwee, Duas Rodas, Lunelli, Agricopel, Miliun, Hospital São José, Bold, Dalila Têxtil, Elian, Zanotti Elásticos foram algumas das participantes. 

Foto de um evento acontecendo. No primeiro plano uma mulher na cadeira de rodas
Mais de uma dezena de empresas participaram do evento, oferecendo 188 vagas de trabalho

A programação também incluiu momentos culturais. Adolescentes com Síndrome de Down, acolhidos pela Instituição UP Down, se apresentaram no palco, dividindo espaço com alunos da Escola SCAR de Hip Hop e do Grupo de Danças Urbanas, num show de break dance.

Outro destaque foi o circuito de simulação de deficiências, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A atividade permitiu que pessoas sem deficiência experimentassem algumas barreiras enfrentadas diariamente por cegos, surdos e cadeirantes.

 "Foi um evento que renovou esperanças de uma sociedade mais inclusiva e com mais autonomia e oportunidades às pessoas com deficiência", elogia Adriana de Camargo.

Semana Inclusiva

O evento fez parte da Semana Inclusiva, iniciativa do Ministério Público do Trabalho em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego que congrega diversas instituições públicas e privadas, entre elas a Justiça do Trabalho.

As atividades da Semana Inclusiva acontecem ao longo de agosto e setembro em sete cidades, além de Jaraguá do Sul: Florianópolis, Blumenau, Chapecó, Joinville, Itajaí, Jaraguá do Sul, Criciúma, Lages e Joaçaba.

 


Texto: Secom TRT/SC, com informações do Portal Diário de Jaraguá

Secretaria de Comunicação Social do TRT-SC
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
secom@trt12.jus.br - (48) 3216.4000

Notícia com 41 visualizações

Leia Também: