Servidores apresentam sistema de gestão de processos administrativos à comitiva do TRT-14

14/05/2015 16h58
visita da delegação do TRT14
Delegação tirou dúvidas sobre o Proad e os sistemas de autoatendimento desenvolvidos pelo TRT-SC


A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) iniciou nesta quinta-feira (14) uma série de apresentações sobre o funcionamento do sistema Proad a uma comitiva de gestores do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Rondônia e Acre). A delegação, que conta com a participação do presidente do Regional, o desembargador Francisco José Pinheiro da Luz, veio conhecer de perto o sistema responsável por modernizar a gestão e a tramitação eletrônica dos processos administrativos do Tribunal, e que já se tornou uma referência nacional.

A tarefa de mostrar o trabalho de mais de cinco anos em apenas dois dias de reuniões é conduzida pelo diretor da Setic, Gustavo Ibarra. Na apresentação inicial, realizada na manhã desta quinta-feira, o servidor destacou que o Proad ultrapassa o mero registro dos processos, funcionando como uma importante ferramenta de gestão. “Ele evita uma série de problemas, como a sobreposição de documentos. Com isso, foi possível reduzir em até quatro vezes o volume dos processos em tramitação”, ressaltou.

Com a provável escolha do Proad como módulo do futuro sistema integrado de gestão administrativa, em desenvolvimento pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho, os TRTs estão buscando o apoio da equipe de informática do TRT-SC para implantar o sistema nos seus tribunais. O sistema já foi instalado nos regionais da Bahia, Ceará, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte. A expectativa é de que o TRT de Campinas seja o próximo a realizar a implantação.

“Ficamos muito interessados na diversidade de funcionalidades apresentadas”, afirmou o presidente do TRT da 14ª Região. “Elas certamente vão nos ajudar a repensar e a modernizar nossas ferramentas de gestão”.

Frank Luz de Freitas
Francisco Luz (à esq.) e o presidente do TRT-SC, desembargador Edson Mendes

Ainda nesta quinta-feira, o grupo foi recepcionado pessoalmente pelo presidente do TRT-SC, desembargador Edson Mendes de Oliveira. Ele reforçou a importância da troca de boas práticas entre os regionais e afirmou que a migração dos processos administrativos para o formato eletrônico é um reflexo inevitável do desenvolvimento do próprio Judiciário.

“Até o final do ano todas as nossas unidades judiciárias estarão operando com o processo judicial eletrônico (PJe-JT). Seria um contrassenso deixar os processos administrativos fora dessa realidade”, avaliou.

Além do presidente do Regional da 14ª Região, a comitiva visitante é composta pelo secretário de Gestão de Pessoas, Frank Luz de Freitas; o assessor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, João Bosco Machado de Miranda; o diretor-geral, Raimundo José Zacarias da Costa; o secretário de Tecnologia da Informação, Robert Armando Rosa, e o secretário-geral da Presidência, Marcos Rogério Reis da Silva. O grupo permanece em Florianópolis até amanhã, quando regressa a Rondônia.

 

 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - TRT-SC
Direção (48) 3216-4320 - Redação 3216-4303/4306/4348

Leia Também: