Servidores e magistrada participam de rota da inovação

Ideia foi conhecer boas práticas desenvolvidas em Florianópolis

26/11/2019 13h44, atualizada em 27/11/2019 13h50

Nove servidores de áreas administrativas e a coordenadora do Comitê Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRT-SC, juíza Maria Aparecida Jerônimo, realizaram na segunda (25) a Rota da Inovação, atividade do Programa Permanente de Inovação (Inova TRT-SC) que consiste na visita a diversos laboratórios de tecnologia de Florianópolis com o intuito de conhecer seus processos de trabalho. A comitiva foi acompanhada por integrantes do grupo de pesquisa VIA Estação Conhecimento, vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O primeiro destino foi o Cocreation Lab, uma pré-incubadora de ideias localizada no centro histórico de Florianópolis. Por meio de um edital, o Cocreation seleciona dez ideias criativas por semestre. Os escolhidos recebem palestras, workshops, mentorias, networking e acompanhamento, visando à maturação dos projetos.

Na sequência, o grupo seguiu para a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), onde conheceram o Linklab, espaço de inovação aberta que aproxima grandes companhias a startups, termo em inglês para definir empresas ainda em desenvolvimento e com grandes possibilidades de crescimento. Na Acate eles também conheceram a aceleradora de startups Darwin, que semestralmente abre edital para investir R$ 200 mil em ideias promissoras, em troca de 7% de participação no negócio.

Por fim, a magistrada e os servidores visitaram a Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável do estado. Eles foram recebidos pelo diretor, Sandro Yuri Pinheiro, que falou sobre atividades desenvolvidas pela área como o Pacto da Inovação, iniciativa em que o Governo atua em sintonia com outras 40 instituições de diferentes segmentos com o intuito de tornar Santa Catarina o estado mais inovador do mundo até 2030.

O diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do Tribunal, Gustavo Ibarra, destacou os benefícios das visitas para a instituição. “Conhecer melhor o funcionamento desses laboratórios trouxe maior clareza sobre como podemos evoluir nas ações do LabInova12, além de abrir diversas oportunidades de conexão com agentes externos do ecossistema de inovação. Esta visitação confirmou que estamos no caminho certo e que os resultados são verdadeiramente promissores”, afirmou o servidor.

Também participaram da visita os servidores Carlos Eastman, Carlos Mazzi, Nelson da Silva e Valdir Cunha, da Setic; Nílvio Gomes Bach, da Assessoria Jurídica; Marcelo Borrini Moretto, da Secretaria de Gestão Estratégica (Segest); Cláudia Voigt Espinola, do Serviço de Educação Corporativa (Seduc); e Carlos Nogueira, da Secretaria de Comunicação (Secom). Do grupo VIA estiveram presentes César Panisson, Clarissa Stefani Teixeira e Mariana Pessini Mezzaroba.

 

Texto e foto: Carlos Nogueira 
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: