TRT-SC esclarece que não usa mensagens eletrônicas para se comunicar com a população
O Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT-SC) alerta para a circulação de falsos e-mails contendo uma suposta intimação para participar de audiência na Justiça do Trabalho. Nas últimas semanas, o Regional tem atendido aproximadamente cinco ligações diárias de pessoas que estão recebendo essas mensagens, enviadas, inclusive, a diversas empresas catarinenses e a servidores do Tribunal.
Em geral, os e-mails vêm acompanhados de links ou imagens que, quando clicados, direcionam o usuário a endereços sem qualquer relação com a Justiça do Trabalho e que podem conter vírus ou possibilitar a captação de informações para uso criminoso. O golpe é conhecido como phishing e se caracteriza por ter um fraudador que se faz passar por uma instituição confiável (como um TRT), enviando mensagens com informações aparentemente oficiais.
O Tribunal esclarece, porém, que jamais utiliza o e-mail para se comunicar com a população. “O cidadão nunca vai receber um e-mail da Justiça do Trabalho”, afirma Maria José Olegário, coordenadora do Conap (Núcleo Permanente de Conciliação e Apoio às Unidades Judiciárias de 1ª Instância). “Mesmo se a pessoa tiver um processo trabalhista, o TRT não enviará e-mails, nem para os autores, muito menos para os réus”, ressalta.
Segundo a coordenadora, o Tribunal só envia mensagens eletrônicas para advogados com objetivo de informar sobre eventos nacionais, geralmente para verificar se eles querem incluir algum processo na pauta de conciliação ou ainda para confirmar a data de uma audiência. A partir daí, é o advogado que vai entrar em contato com a parte envolvida, jamais a Justiça do Trabalho.
“Se por algum motivo muito específico for necessário entrar em contato com uma das partes, o TRT-SC enviará comunicado pelos Correios ou fará contato via telefone”, completa a coordenadora.
'O cidadão nunca vai receber um e-mail da Justiça do Trabalho' (Maria José Olegário, coordenadora do Conap)
O servidor Carlos Nogueira, que trabalha na Secretaria de Comunicação do TRT-SC, já recebeu dezenas desses falsos e-mails em sua caixa de entrada. Por trabalhar no Tribunal, ele percebeu com facilidade que se tratava de fraude, embora reconheça que a tarefa não é fácil para um leigo. “Eles fazem a mensagem se parecer muito com um comunicado oficial, citando inclusive números de protocolo”, observa o servidor.
A Ouvidoria do TRT tem registrado diversos casos de pessoas que entraram em contato para verificar a autenticidade desse tipo de mensagem. Se você recebeu algum e-mail desse tipo, o TRT-SC recomenda que você o exclua imediatamente.
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 4320 4348 - secom@trt12.jus.br