Objetivo é fortalecer o enfrentamento à violência de gênero no âmbito do Judiciário trabalhista catarinense
A Ouvidoria da Mulher será aberta no Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC) nesta sexta-feira (24/11). A cerimônia irá acontecer juntamente com a inauguração da nova sala de sessões do Pleno, realizada no prédio-sede da instituição, às 16h. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do TRT-12.
A Ouvidoria da Mulher foi criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Portaria 33/2022, com o objetivo principal de contribuir para o aprimoramento da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.
Algumas de suas competências no tribunal trabalhista catarinense serão a de funcionar como espaço de escuta ativa, receber denúncias, informações, sugestões, reclamações e elogios relacionados à condição da mulher, entre outras demandas administrativas.
A inauguração do espaço será a última ação da desembargadora Quézia de Araújo Duarte Nieves Gonzalez à frente da Ouvidoria. Ela será sucedida pela desembargadora Mirna Uliano Bertoldi, ouvidora eleita para o próximo biênio.
O Conselho Nacional de Justiça está promovendo a campanha “Cartoons contra a Violência e 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”. O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre o tema, sobretudo no Judiciário. A campanha iniciou no Dia da Consciência Negra (20/11) e seguirá até 10 de dezembro. A proposta é a realização de diálogos internos e externos nas instituições e outras ações voltadas à conscientização sobre os variados cenários da violência contra meninas e mulheres.
Texto: Rosângela Matos (estagiária) e Priscila Tavares
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br