TRT-SC é o que melhor aplica boas práticas em governança na JT, revela levantamento do TCU

22/05/2018 13h48
lupa sobre gráficos

 

Com 65,1% no Índice Integrado de Governança e Gestão Públicas (IGG), o TRT-SC alcançou a melhor pontuação entre toda a Justiça do Trabalho na avaliação geral das boas práticas. Essa mesma pontuação colocou a Instituição em 28º lugar entre as 488 organizações que participaram do primeiro Levantamento Integrado de Governança Organizacional Pública realizado pelo Tribunal de Contas da União (iGov ciclo 2017).

Até 2016, os iGovs, como são conhecidos os levantamentos de governança e gestão, eram aplicados em quatro temas distintos: tecnologia da informação, gestão de pessoas, contratações e governança pública. No ano passado, o TCU reuniu os quatro temas abordados nesses levantamentos, integrando-os em um só instrumento de autoavaliação, o que, segundo o servidor Claudio Okada, chefe da Seção de Planejamento e Governança (Segov), simplificou os processos de avaliação e de análise dos resultados do Tribunal.

Para a servidora Fernanda Ferreira, Diretora da Secretaria de Gestão Estratégica (Segest), o desempenho obtido pelo TRT-SC no levantamento se deve a um conjunto de ações planejadas e coordenadas feito com o apoio de equipes de diversos setores do Tribunal.

“O questionário, na forma como é construído pelo órgão de controle, evidencia os pontos críticos para uma boa governança. Desta forma, concentramos os esforços na análise das questões e das respostas de anos anteriores e, a partir disso, identificamos aspectos positivos passíveis de incremento e negativos que poderiam ser contornados pela nossa Instituição”, assinala.
 

Gestão de Pessoas

Outro destaque foi na avaliação da gestão de pessoas. Nesse quesito, o Tribunal atingiu 71,48% da pontuação total, ficando em segundo lugar entre os órgãos trabalhistas, atrás apenas do TST (72,1%).

A diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Vanessa Miranda, atribui o resultado obtido no gerenciamento de recursos humanos a um trabalho que já é feito há anos e “vem se aprimorando cada vez mais com a implantação de algumas ações, como a Gestão por Competências”, avalia.
 

quadro de desempenho


 

 

Texto: Luana Cadorin
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC 
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa (Nure)
(48) 3216-4066 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: