TRT-SC é primeiro do país a adotar Almoxarifado Virtual

Ferramenta garante mais economia e agilidade na aquisição de materiais de consumo

24/06/2021 14h07, atualizada em 25/06/2021 14h50

Acaba de ser implantado no TRT-SC o Almoxarifado Virtual, serviço que permite a compra de materiais de consumo somente quando surgir a demanda, acabando com a necessidade de estocá-los em grande quantidade e proporcionando economia com transporte. O Regional catarinense é o primeiro trabalhista do país a adotar a solução. 

Vai funcionar assim: conforme cronograma definido no sistema (integralmente via web), a unidade que precisar de materiais como caneta, envelope, mouse, entre outros, irá registrar o pedido de maneira simples e, após liberação pelo Serviço de Material e Patrimônio (Semap), receberá a entrega diretamente da empresa contratada. No primeiro momento, a funcionalidade estará disponível apenas para o Semap, que vai utilizá-la para abastecer o estoque interno - mas o intuito é estendê-la também aos usuários do interior.

O Almoxarifado Virtual foi contratado pelo Regional catarinense em abril deste ano, por meio da adesão à Ata de Registro de Preços 02/2020, da Gerência Regional de Administração do Ministério da Economia na Paraíba. O serviço começou a funcionar no país em 2018, com atendimento a mais de 30 órgãos. Além da economia de recursos públicos, a nova plataforma  traz vantagens como padronização de itens, sistema informatizado, transparência na aquisição de materiais administrativos e eliminação de eventuais riscos de perdas ocasionados por conservação inadequada ou obsolescência dos materiais.

Sustentabilidade

Além de reduzir os gastos com transporte de materiais, o Almoxarifado Virtual é fácil de operacionalizar e demanda menos dos servidores das áreas administrativas, que poderão se dedicar a outras atividades. Este é um fator importante no atual cenário de déficit de servidores decorrente das aposentadorias e da impossibilidade de reposição.

Também foi levada em conta a devolução do imóvel alugado que abrigava o Serviço de Gestão Documental (Seged) do Tribunal. Em 2020, a área mudou para o prédio ocupado pelo Semap, diminuindo o espaço reservado para a guarda de bens e materiais.

O meio ambiente também ganha com a iniciativa, pois o uso racional dos transportes proporcionado pelo Almoxarifado Virtual causa menos emissão de poluentes. Por fim, a contratação está alinhada à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 12 (consumo e produção responsáveis) e 13 (ação contra mudança global do clima) .
 

Leia Também: