TRT-SC inaugura Centro de Conciliação de Itajaí

04/05/2018 18h52
Desembargadora Mari Eleda e juiz Ricardo Diniz descerram placa inauguração do Cejusc de Itajaí
Diretor do Foro de Itajaí, juiz Ricardo Diniz, e a presidente Mari Eleda descerram a placa de inauguração do primeiro Cejusc fora da Capital. Veja mais fotos


O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) inaugurou nesta sexta (4) o Centro de Conciliação de Itajaí. O município é o primeiro fora da Capital a receber a estrutura, que segue as diretrizes recomendadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cuja essência é criar um ambiente propício para a realização de acordos.

A presidente do TRT-SC, desembargadora Mari Eleda, agradeceu os magistrados que atuam no município pela “disposição em abraçar o desafio” da instalação do Centro de Conciliação. “Os colegas deste foro sempre se mostraram entusiastas da ideia e sempre valorizaram e perseguiram a solução conciliada dos conflitos”, elogiou.

Juiz Daniel Lisboa
Juiz Daniel Lisboa, coordenador do Centro

Para definir a nova estrutura, a presidente declarou que “trata-se da retirada das partes do ambiente processual para viver um momento próprio, especial e dissuasório. Um momento destinado à reconstrução da relação quebrada”, assinalou. “O que ocorre nesta sala, confina-se às paredes desta sala, salvo se exitosa a conciliação – aí sim, o efeito se espraia para a vida das partes”, acrescentou a desembargadora.

O coordenador do Centro de Conciliação e juiz da 1ª Vara do Trabalho de Itajaí, Daniel Lisboa, ressaltou que é um privilégio para o município ter sido contemplado com a estrutura. “Era um pedido antigo do Foro que ecoou no paradigma conciliador da nova Administração do TRT-SC”, afirmou.

O magistrado também destacou que o Centro já inicia com um desafio de atuação: elevar o patamar médio de conciliações das varas do trabalho do município, que já estão em 44,9%, de acordo com o Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho (e-Gestão).

A meta, segundo Lisboa, é atingir a média estadual (52,4%) e as metas do CNJ (54% em 2017).

Advogado Cachel
Marco Antonio Cachel falou em nome da OAB

“Tudo com a finalidade de oferecer ao jurisdicionado uma solução adequada às lides que se impõe. Sempre reconhecendo que a autocomposição traz a resposta mais próxima da adequada e esperada por todos”, assegurou o magistrado.

O advogado Marco Antonio Cachel, presidente da subseção da OAB-SC em Itajaí à época em que as instalações do Fórum do município foram inauguradas (1978), falou em nome da entidade, ressaltando que o Centro de Conciliação representa uma evolução para a resolução de conflitos na região.

 

 

 

João da Cruz Ramos
Servidor recém-aposentado João da Cruz Ramos, que atuou 36 anos no Fórum de Itajaí, declamou poesia em homenagem ao município


Configuração
 

sala de conciliação do cejusc

 

Semelhante ao leiaute implantado em Florianópolis há cerca de 15 dias, o Centro de Itajaí também recebeu uma imagem com aproximadamente dez metros quadrados da natureza da cidade, plotada em uma das paredes. O objetivo, segundo a presidente Mari Eleda, é transmitir paz e tranquilidade. O ambiente conta ainda com três mesas de conversação, para que as partes iniciem as tratativas enquanto aguardam a audiência de conciliação.
 

 


Texto: Carlos Nogueira/ Foto: Clayton Wosgrau
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC 
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa (Nure)
(48) 3216-4066 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: