Primeiras unidades visitadas pela Corregedoria serão as de Rio do Sul, Timbó e Indaial
A Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) deu início às correições de 2025 nesta segunda-feira (10/2). As primeiras unidades a serem visitadas ficam em Rio do Sul. O corregedor-regional, desembargador Narbal Antônio de Mendonça Fileti, e sua equipe inspecionarão durante três dias as Varas do Trabalho (VTs), o Centro de Conciliação (Cejusc) e o Centro de Apoio à Execução (Caex) do município.
Na sequência, a correição seguirá para a VT de Timbó (13/2) e para a VT de Indaial (14/2), finalizando assim a semana de trabalho.
Em comparação com 2024, as correições neste exercício começam 15 dias antes. No ano passado, foram inspecionadas 88 unidades do 1º grau, incluindo VTs, Cejuscs e Caexs de todo o estado. De acordo com o calendário oficial, as últimas unidades a serem visitadas em 2025 são no município de Joinville, de 1º a 5 de dezembro.
O que é uma correição?
A correição é um procedimento de controle executado pelo tribunal em relação às unidades de primeira instância. Uma vez por ano, o corregedor e sua equipe visitam as varas do trabalho, Cejuscs e Caexs para avaliar o andamento dos trabalhos, o que inclui a fiscalização de prazos de audiências e sentenças, além da averiguação dos procedimentos adotados nos processos.
Durante a visita, o corregedor também reserva uma agenda para atendimento de partes e advogados. Ao final, é redigido um relatório destacando os pontos positivos da unidade e também o que precisa ser aperfeiçoado, visando à melhoria dos serviços prestados ao cidadão.
Texto: Priscila Tavares
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br