TRT-SC se mobiliza para semana dedicada à conciliação

Tribunais de todo o país participam do mutirão, que acontece de 23 a 27 de novembro

20/11/2015 18h32
banner da Semana nacional da conciliação 2015


Começa na próxima segunda-feira (23) a 10ª Semana Nacional da Conciliação do Poder Judiciário, evento anual promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os órgãos das Justiças do Trabalho, Federal e Estadual. Este ano, o mote da campanha é “Conciliação: o caminho mais curto para resolver seus problemas”, que reforça a ideia de que o acordo é a forma mais rápida e definitiva de solução dos conflitos.

Durante a Semana do ano passado, aconteceram em todo o país 337 mil audiências, que resultaram em 150 mil acordos e arrecadaram R$ 1,2 bilhão para o pagamento de dívidas judiciais. Somente na Justiça do Trabalho catarinense foram realizadas 845 audiências, que repassaram R$ 8,8 milhões aos credores.

Este ano, a Justiça do Trabalho de Santa Catarina deve realizar 386 tentativas de acordo, que serão conduzidas em nove diferentes unidades judiciárias. As audiências também acontecem em Florianópolis, no Núcleo Permanente de Conciliação e Apoio às Unidades Judiciárias de Primeira Instância (Conap), com participação do juiz do trabalho convocado Charles Felisbino Baschirotto. A vara trabalhista com maior participação é a 3ª de Itajaí, com 89 audiências agendadas.

Adesão de peso

Em Florianópolis, a 2ª Vara do Trabalho irá intermediar a conciliação em 76 processos envolvendo uma empresa multinacional do ramo de telecomunicações. Constam na pauta da unidade, inclusive, ações de outras varas da Capital e demais jurisdições, como Blumenau, Joinville, Mafra e Tubarão. A unidade foi designada pela Presidência do TRT-SC para atuar nesses processos pela Portaria 360/2015.
 

audiências de conciliação simultâneas na 2a. VT de Florianópolis
Audiências simultâneas são realizadas em sala de audiências da 2ª VT de Florianópolis


A iniciativa partiu da própria reclamada, uma das maiores litigantes da Justiça do Trabalho em Santa Catarina, que, após a intermediação do juiz Válter Túlio Amado Ribeiro, titular da 2ª VT, vem modificando a cultura de não realizar acordos. Todas as audiências serão presididas pelo magistrado, que costuma utilizar uma dinâmica própria: sala com duas mesas e realização de audiências simultâneas.

 

 

Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 4320 4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: