Vara do Trabalho de Fraiburgo tem melhor desempenho da Justiça do Trabalho em 2020

Outras sete unidades do Regional catarinense ficaram entre as 100 primeiras do país

28/01/2021 17h10, atualizada em 03/02/2021 10h52

A Vara do Trabalho de Fraiburgo, município no meio-oeste do estado de Santa Catarina, foi a primeira colocada, com os melhores números em 2020, no Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest). O índice avalia todas as cerca de 1,6 mil varas do trabalho do Brasil, e o resultado consta em um relatório trimestral da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho (CGJT).

Nos últimos quatro relatórios a VT de Fraiburgo figurou em primeiro lugar no índice. A presidente do TRT-SC, desembargadora Lourdes Leiria, parabeniza os servidores e o magistrado da unidade, ressaltando que o excelente resultado é “reflexo da competente condução da vara e do bom trabalho realizado, o que engrandece a Justiça do Trabalho catarinense como um todo.”

“Essa é mais uma importante conquista para o TRT-SC, que no final de 2020, de maneira inédita, recebeu o selo na categoria Diamante do Prêmio CNJ de Qualidade, por obter a melhor pontuação dentre os 90 tribunais que concorreram”, complementou a presidente.

Para Gustavo Menegazzi, juiz titular da unidade, o bom desempenho é fruto de um conjunto de fatores, como a dedicação e o amor que a equipe da unidade tem pelo trabalho realizado. “Focamos no atendimento às pessoas, na melhoria constante de cada procedimento e no respeito aos advogados e às partes”, ressalta o magistrado, acrescentando que o primeiro lugar no IGest não foi uma meta estabelecida, mas sim a consequência do que foi desenvolvido ao longo do ano.

“A gente não para nesse resultado. Vamos continuar sempre à procura de prestar um serviço de excelência aos cidadãos de Fraiburgo e região, colaborando, com muito orgulho, para o nosso Tribunal, que está entre os melhores do país”, concluiu o magistrado.

Em 2020, a Vara do Trabalho de Fraiburgo recebeu 947 casos e solucionou 966, reduzindo seu estoque processual. A maior parte dos casos foi resolvida por acordo (88%). No mesmo período, foi dado início a 54 execuções e encerradas 107.

IGest

O IGest busca contribuir com o aprimoramento da gestão nas unidades de primeiro grau do país. Para isso, analisa critérios como acervo processual, celeridade, produtividade e taxa de congestionamento em relação à força de trabalho.

A VT de Fraiburgo conquistou a dianteira do IGest em março do ano passado, permanecendo desde então. Em segundo lugar ficou a 1ª VT de Nossa Senhora da Glória (Sergipe), e em terceiro, a 1ª VT de Lábrea (Pará). Outras unidades catarinenses com posições de destaque no relatório foram a VT de Videira (13º lugar), a 3ª VT de Lages (20º lugar), a VT de Curitibanos (33º lugar), a VT de São Bento do Sul (40º lugar), a 2ª VT de Chapecó (62º lugar), a VT de São Miguel do Oeste (66º lugar) e a 2ª VT de Brusque (94º lugar).

 

Texto: Carlos Nogueira
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
secom@trt12.jus.br

 

Leia Também: