Webconferência detalha como será expansão do PJe-JT no estado

Expansão recorde da plataforma para 34 varas terá apoio de servidores de unidades onde o sistema já foi adotado

27/02/2015 19h00

Uma webconferência realizada na sede do TRT-SC e transmitida nesta nesta sexta-feira (27) para todas as unidades do estado explicou as linhas gerais do plano de expansão do processo judicial eletrônico (PJe-JT), que deverá estar funcionando em todas as 60 varas do trabalho do estado até o final o ano. Para vencer o desafio de implantar a plataforma em 34 unidades num período tão curto, cada vara passará por quatro semanas de treinamentos e de operações supervisionadas, incluindo o apoio dos chamados “multiplicadores” — servidores de outras varas com grande experiência no sistema.

“Eles vão atuar como ‘padrinhos’ dessas varas, permanecendo no local durante toda a segunda semana de implantação do sistema, totalmente à disposição dos colegas” explicou a assessora do gabinete da Presidência, Silvana Schaarschmidt. Segundo ela, mais do que tirar dúvidas, os multiplicadores terão papel decisivo para disseminar experiências e boas práticas, permanecendo em contato com a equipe mesmo após retornarem para a sua jurisdição.

implantação


“Não há como pensar numa expansão dessa magnitude sem a participação de todos. Será um ano de muito trabalho, mas também de muita parceria”, afirmou, elogiando os quatro servidores de Lages e de Chapecó que se ofereceram para ajudar os colegas de Joaçaba e São Miguel do Oeste, no próximo mês.

Treinamento

Depois do oeste catarinense, a plataforma será instalada nas unidades remanescentes do norte do estado e, finalmente, no litoral (ver cronograma abaixo). Inicialmente, apenas quatro servidores serão treinados em cada unidade, já que parte da equipe terá de continuar lidando com processos físicos restantes.

“Os demais servidores serão treinados no próximo ano”, esclareceu Luiz Alexandre Constante Bergmann, da Unidade de Suporte Operacional (USO), que também participou da apresentação. “Como a demanda do sistema cresce aos poucos, o servidor que é treinado e não tem acesso à plataforma acaba não tendo grande aproveitamento”.

Já o secretário do Tribunal Pleno, Roberto Carlos de Almeida, ressaltou que a área de informática do Tribunal não terá problemas para garantir a estrutura necessária à ampliação do sistema. “As equipes estão alinhadas e houve um acréscimo de servidores para esta área. O trabalho será maior, mas o grau de conhecimento também cresceu muito ao longo dos últimos anos”, disse.

Revisão

A abertura da transmissão foi feita pelo presidente do TRT-SC, desembargador Edson Mendes, que garantiu que os servidores terão plenas condições para realizar o seu trabalho com a nova ferramenta.

”Não há o que temer. O PJe-JT representa um avanço e a expansão será gradativa e segura”, afirmou, destacando que, após cada mês de implantação, haverá outro mês de intervalo. “Essa dinâmica vai nos ajudar a controlar eventuais problemas”.

Desde a implantação do PJe-JT, em 2011, na jurisdição de Navegantes, o sistema já foi implementado em 26 varas.

cronograma de implantação do PJe em SC - 2015

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - TRT-SC
Direção (48) 3216-4320 - Redação 3216-4303/4306/4348

Leia Também: