Presidente do TRT/SC fala sobre Provi para operadores do Direito

11/08/2011 13h45

 

Presidente Gilmar Cavalieri junto a advogados trabalhistas

O juiz Gilmar Cavalieri proferiu palestra, na manhã desta quinta-feira (11), durante a 16ª Conferência dos Advogados de Santa Catarina. Ele falou sobre o processo eletrônico na Justiça do Trabalho catarinense, o Provi, implantado em 2009, inicialmente na primeira e segunda varas do trabalho de Florianópolis, sendo expandido, posteriormente, para as demais varas da capital e para o foro de São José.

O presidente mencionou o fim das pilhas de autos sobre as mesas, dos carimbos e dos deslocamentos de servidores de uma mesa para outra dezenas de vezes por dia. Observou, ainda, situações de falta de espaço nos balcões para o número de partes e advogados que se dirigem aos foros em busca de informações. "Ganha-se em tempo e eficiência na prestação jurisdicional, reafirma-se o compromisso do Judiciário com o meio ambiente, solidifica-se o sentimento de confiança que a Justiça do Trabalho desperta na sociedade brasileira", frisou, referindo-se ao processo eletrônico.

O juiz Gilmar destacou a importância da parceria com a OAB, que tem reivindicado e sugerido mudanças e adaptações no sistema de informatização do processo.

Reportando-se à criação, há 184 anos, dos cursos jurídicos no Brasil, ele lembrou da diferença de atuação do advogado na atualidade, do que militava no período imperial. “O advogado de hoje é o jovem que ingressa nos cursos de Direito movido por ideais democráticos; é o estudante que encontra no meio acadêmico espaço para o debate, para a criação; é o profissional que se forma, não para manter o privilégio de poucos, mas para garantir a justiça para todos”, enfatizou.

Após o discurso do presidente, o diretor da Secretaria de Informática do Tribunal, George Alexandre Silva, fez uma breve apresentação do Provi aos participantes do evento.

Estande
O TRT também participa da conferência com um estande onde está sendo divulgado o Provi. O objetivo é tirar dúvidas e prestar informações. Os advogados que ainda não possuem assinatura eletrônica podem aproveitar para fazer seu cadastro no sistema de peticionamento eletrônico do Tribunal.
 

 


Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT/SC
ascom@trt12.jus.br - (48) 3216.4320
 

Leia Também: