Greve dos bancários - 2ª VT de Lages indefere liminar para bancos após constatar normalidade nas agências

06/10/2011 16h15

A 2ª Vara do Trabalho de Lages negou, na quarta-feira (05), pedidos de liminar ajuizados pelos bancos Itaú, Santander e HSBC para a liberação do acesso às agências na região. A decisão é da juíza Andrea Cristina Haus Bunn, que entendeu que a greve dos bancários na região está acontecendo de forma pacífica, sem qualquer tipo de bloqueio ao acesso de clientes e empregados às agências. No início da semana, a 1ª VT também havia negado pedido semelhante feito pelo Bradesco.

Os bancos pretendiam que a magistrada expedisse um interdito proibitório, tipo de ordem judicial para reaver a posse de bem imóvel. Na ação, alegaram que os trabalhadores em greve se reuniam na porta das agências bancárias, com faixas, panfletos e megafones, obstruindo o funcionamento e impedindo o acesso de clientes e funcionários não grevistas.

Para tomar sua decisão, a juíza foi pessoalmente às agências do Itaú da cidade de Lages, nos bairros Centro e Coral, e constatou que o acesso aos caixas eletrônicos estavam livres, havendo um funcionário para atender os clientes, sendo impedida de entrar na agência do Centro pela vigilante do próprio banco.

Nos Bancos Santander e HSBC a diligência foi feita pelo oficial de justiça, que certificou que as portas externas e os caixas de autoatendimento estavam abertos, inclusive com funcionários orientando e auxiliando os clientes. Notou também que no interior de ambas as agências haviam bancários realizando tarefas administrativas. Percebeu, ainda, que as faixas colocadas pelos grevistas não obstruíam a entrada dos clientes.

A decisão da 2ª VT de Lages vale para qualquer município da jurisdição onde existam agências do Itaú, Santander e HSBC. A jurisdição é composta pelos seguintes municípios: Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Capão Alto, Campo Belo do Sul, Celso Ramos, Cerro Negro, Correia Pinto, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Rio Rufino, São Joaquim, São José do Cerrito, Urubici e Urupema.
 

Processos
3018-2011-029-12-00-0
3049-2011-029-12-00-1
3033-2011-029-12-00-9

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT/SC
ascom@trt12.jus.br - (48) 3216.4320

Leia Também: