Greve no transporte coletivo

TRT determina frota mínima, mas ônibus voltam a circular antes

20/05/2009 20h25

Os trabalhadores do transporte coletivo, em greve desde a manhã de terça-feira (19), decidiram retornar ao trabalho após assembléia geral realizada na tarde desta quarta-feira (20). A decisão ocorreu quando a categoria tomou conhecimento da ação cautelar proposta pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) pedindo que a Justiça do Trabalho tomasse providências para impedir a paralisação total da frota.

A juíza Marta Maria Villalba Falcão Fabre, presidente do TRT/SC, chegou a deferir a liminar requerida pelo MPT por volta das 17h30min, mas ao saber que os ônibus estariam nas ruas a partir das 18h30min, não chegou a expedir o mandado contendo as determinações. Na decisão, a juíza determinou a empresas e trabalhadores que mantivessem em funcionamento 50% da frota, por linha de transporte, entre 5h30min e 9h e 17h30min e 20h30min. Nos demais horários, 20% da frota.

A presidente do TRT/SC também chegou a autorizar as empresas contratarem trabalhadores temporários no caso da recusa de motoristas e cobradores em manter essa frota mínima. O processo agora será encaminhado para manifestação do MPT.


Acompanhe a tramitação desta ação
 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do TRT/SC
ascom@trt12.jus.br - (48) 3216.4320

Leia Também: