Presidente do TRT/SC recebe comissão de dirigentes sindicais

06/06/2007 16h52

Uma comitiva de 10 dirigentes sindicais de Santa Catarina foi recebida, no início da tarde desta quarta-feira (06), pelo juiz-presidente do TRT catarinense, Jorge Luiz Volpato. O grupo protocolou um documento em que manifesta contrariedade aos desdobramentos da decretação da intervenção judicial nas empresas de material plástico Cipla e Interfibra, ambas de Joinville, que vinham sendo controladas e administradas pelos próprios trabalhadores desde novembro de 2002.

Em 31 de maio passado, segundo o documento, foi empossado um interventor judicial nas empresas em cumprimento à determinação do juiz federal Oziel Francisco de Souza, da Vara de Execuções Fiscais de Joinville. A medida, decorrente de ação de execução proposta pelo INSS contra a Cipla, de acordo com o relato feito pelos dirigentes, resultou no afastamento da comissão dos trabalhadores responsável pela gestão nos últimos cinco anos.

Mesa de negociação da CIPLA e da Interfibras

O secretário de comunicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) estadual, Charles Pires, disse que a comitiva de sindicalistas está formalizando denúncias de coação que estaria ocorrendo nas duas fábricas. A coação teria por objetivo afastar definitivamente a Comissão de Fábrica, inclusive com ameaça de demissão de seus integrantes.

Participaram da reunião Sebastião Teotônio Amorim, diretor de formação do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público do Estado de Santa Catarina; Vitorino G. Viega, diretor de formação do Sindicato dos Bancários de Florianópolis e vice-presidente estadual da CUT; Romero Souza, diretor da CUT estadual; Ralph Wieth, representante da Federação dos Municipários de Santa Catarina; Maria de Souza Lima, representante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB); Adriana Maria Antunes de Souza, representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar e diretora executiva estadual da CUT; João Tomaz de Oliveira Filho, dirigente do Sindicato do Serviço Público Municipal de Florianópolis; Charles Pires, secretário de comunicação da CUT estadual; Laércio Leme, diretor sindical dos municipários de Florianópolis; e Evandro de Mesquita Silva, diretor da Federação das Associações de Moradores de Santa Catarina.

 


Fonte: Ascom - 06.06.2007, às 16h52min

Leia Também: