Gestor do Programa Trabalho Seguro se reuniu com representantes da Secretaria de Educação do município para tratar do Dia de Conscientização de Saúde e Segurança do Trabalho
O juiz Ricardo Jahn, gestor regional do Programa Trabalho Seguro (PTS) em Santa Catarina, visitou na última terça-feira (23/3) a Secretaria de Educação de Araranguá para debater a aplicação da Lei Municipal 3427/2016, que estabelece o Dia de Conscientização de Saúde e Segurança no Trabalho.
De acordo com a lei, implementada por sugestão do próprio PTS, na primeira segunda-feira de abril de cada ano a rede municipal de ensino deve realizar atividades em sala de aula, alertando os alunos sobre o tema.
Neste ano, a ação nas escolas terá por base a Cartilha do Trabalhador em quadrinhos, da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), que "aborda o tema de forma lúdica e clara", de acordo com Ricardo Jahn. Foram distribuídos cerca de 500 exemplares a 12 escolas do município, com o objetivo de alcançar 1.250 alunos do 5º ao 9º ano.
Visita ao Atlético Tubarão
Na semana anterior (17), o juiz visitou a sede do Clube Atlético Tubarão, acompanhado pelo diretor da 2ª Vara do Trabalho do município, servidor Bernardo Gesing.
O gestor apresentou o Programa Trabalho Seguro para administradores do Clube, conscientizando sobre a importância de prevenir acidentes. O magistrado também conheceu a estrutura do clube e as atividades extra-campo desenvolvidas.
Criado em 2012 pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho, o Programa Trabalho Seguro é mantido pelos 24 tribunais regionais do trabalho e tem por objetivo fomentar ações de prevenção a acidentes e doenças do trabalho.
Texto: Carlos Nogueira / Fotos: Secretaria de Educação de Araranguá e Clube Atlético Tubarão
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br