Desembargador José Ernesto Manzi é nomeado para a Academia Brasileira de Letras da Magistratura

Presidente do TRT-SC tomou posse como membro fundador

10/05/2022 10h51, atualizada em 10/05/2022 16h33
Luiz Henrique Vicent

Foi instalada na tarde de segunda-feira (9/5) a nova Academia Brasileira de Letras da Magistratura (ABLM), fundada pelo Instituto dos Magistrados do Brasil (IBM). O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC), desembargador José Ernesto Manzi, foi indicado para integrar a Academia, na condição de membro fundador. A solenidade foi realizada no Tribunal Pleno do Museu da Justiça, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, e teve transmissão ao vivo pelo YouTube do IBM

Juntamente com o desembargador Manzi, foram nomeados membros fundadores da ABLM o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, e ex-ministros como Ellen Gracie Northfleet (STF), Benjamin Zymler (TCU) e Carlos Fernando Mathias de Souza (STJ), entre outras autoridades jurídicas.   

“Ser convidado a ser confrade de tão ilustres juristas me tomou de surpresa e de um orgulho pela honra que atribuo devida ao Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina. Foi a qualidade de seus juízes que dirigiram as atenções em minha direção, quiçá pelo cargo que transitoriamente ocupo e não qualquer mérito pessoal”, pontuou o presidente Manzi. 

“Os juízes têm na palavra, nas letras, mais do que uma ferramenta para tratar acerca dos fatos, das normas aplicáveis ao caso concreto, um modo de demonstrar que suas razões estão além da subjetividade, mediante argumentação, razão e arte. Esse exercício diuturno os fazem amar as letras, exercitá-las e ir, muitas vezes, por sendas que vão além do Direito”, completou. 

A entidade

O Instituto dos Magistrados do Brasil é uma sociedade sem fins lucrativos que tem por objetivo promover cursos, simpósios, conferências, debates, estudos e pesquisas sobre assuntos jurídicos, sociológicos ou de interesse geral para a magistratura. Foi fundado em 1979 por um grupo de juízes da primeira instância do Rio de Janeiro e hoje está presente em todos os estados brasileiros, através das seções estaduais. 

 

Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: