O objetivo é conscientizar e prevenir a população sobre o câncer de intestino, terceiro em número de casos no Brasil
O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC) aderiu à campanha “Março Azul”, sobre a conscientização e prevenção do câncer de intestino. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse é o terceiro tipo mais comum no Brasil, perdendo apenas para mama e próstata.
A campanha é realizada pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia e pela Federação Brasileira de Gastroenterologia. O prédio sede do TRT-12 , localizado em Florianópolis, terá a iluminação azul na sua fachada durante todo o mês de março.
O câncer de intestino (ou colorretal) origina-se no intestino grosso, também chamado de cólon, e no reto (região final do intestino, antes do ânus) e no ânus. Ele tem grande possibilidade de cura, principalmente se descoberto em sua fase inicial.
Hoje, a chance de alguém desenvolver a doença é de 4,3%, sendo que ela é mais comum em pessoas com mais de 45 anos ou que tenham casos na família.
Conheça os principais sintomas:
- Sangue nas fezes;
- Dor e cólica abdominal frequente, com mais de 30 dias de duração;
- Alteração no ritmo intestinal de início recente (quando um indivíduo, que tinha o funcionamento intestinal normal, passa a ter diarréia ou constipação);
- Emagrecimento rápido sem causa conhecida;
- Anemia, cansaço e fraqueza.
Mais informações no site www.marcoazul.org.br.
Texto: Priscila Tavares
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br