Magistrado foi promovido pelo critério de merecimento e vai atuar em São Miguel do Oeste
A Vara do Trabalho (VT) de São Miguel do Oeste ganhou um novo juiz titular nesta sexta-feira (5/5). Quem assumiu o cargo foi o magistrado Sílvio Rogério Schneider, em solenidade de posse ocorrida no auditório do Tribunal Regional do Trabalho na 12ª Região (SC).
Em junho, ele completará 18 anos de magistratura trabalhista. “Neste longo período pude conhecer colegas notáveis, servidores dedicados, advogados competentes, julgando milhares de causas, de modo que o amadurecimento se torna inevitável. Assim me sinto pronto para enfrentar esse novo desafio”, disse ele, em seu discurso de posse.
Schneider também lembrou ter atuado como juiz designado em São Miguel do Oeste há cerca de 10 anos, “o que me traz boas recordações da cidade e das pessoas”, comentou.
A posse foi concedida pelo presidente do TRT-12, desembargador José Ernesto Manzi, que desejou sucesso ao magistrado nesta nova fase da carreira. “O senhor agora vai administrar uma vara do trabalho. Não apenas terá que cumprir, terá que fazer cumprir as normas e as práticas administrativas. E muitas vezes, nesta função, vai desagradar alguém”, pontuou o presidente do TRT-12.
Diferença
Também falaram durante a solenidade o corregedor-regional, desembargador Nivaldo Stankewicz, a presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 12ª Região (Amatra-12), Patrícia Pereira de Sant’Anna, o advogado Ricardo Corrêa Júnior, presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-SC, e a tia Maria Denis Schneider.
Ela quebrou o protocolo, pediu a palavra e lembrou do tempo em que o empossado era um acadêmico de Direito. “Você um dia sentou ao meu lado e me disse que tentaria ingressar na carreira de juiz do trabalho, por ser a Justiça que fazia mais diferença na vida das pessoas. E olha você aqui!”, disse ela, emocionada.
Currículo:
O juiz Sílvio Rogério Schneider nasceu em São Francisco do Sul, norte de Santa Catarina. É formado em Direito pela UFSC e pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade da Região de Joinville (Univille).
Antes de se tornar juiz, foi servidor do Judiciário Federal, primeiro no TRE-SC e depois no TRT-12, onde trabalhou de dezembro de 2002 a dezembro a 2004. Em 2005, passou no concurso de procurador federal na Advocacia Geral da União, exercendo o cargo por seis meses, quando ingressou na magistratura pelo TRT-4 (Rio Grande do Sul).
Em 2007, foi removido por permuta para o TRT-12, iniciando a carreira na 4ª VT de Criciúma. Também passou pela 1ª VT de Tubarão, 3ª VT de Joinville e, por fim, na 4ª VT de Joinville, encerrando como juiz substituto na mesma unidade em que iniciou como servidor.
Texto: Priscila Tavares
Secretaria de Comunicação Social - TRT-12
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br