Unidade recebeu visita do corregedor regional Nivaldo Stankiewicz e equipe no final de junho, juntamente com foros de Balneário Camboriú e Itajaí
O corregedor do TRT-12, desembargador Nivaldo Stankiewicz, realizou no final de junho correições nos foros trabalhistas de Itajaí e Balneário Camboriú e na Vara do Trabalho de Itapema, instalada em setembro de 2022 e cuja jurisdição foi desmembrada de Balneário.
Acompanhado de sua equipe, o corregedor constatou uma demanda aquecida para novas ações em Itapema, sendo a terceira unidade judiciária do estado que mais recebeu processos (814) de janeiro a maio deste ano, ficando atrás apenas de Videira e Xanxerê. De acordo com projeções da Corregedoria, até o final de 2023 a vara deve receber 2 mil processos.
“É uma situação que exigirá maior atenção da Administração do TRT-12, pois representa um esforço maior de recursos organizacionais necessários ao funcionamento e à manutenção da qualidade da prestação jurisdicional na Vara do Trabalho de Itapema”, constata Stankiewicz.
Em relação à Balneário, a projeção é que as duas varas encerrem 2023 com cerca de 2,4 mil processos recebidos, uma queda de cerca de 15% em relação ao ano anterior, o que comprova que a unidade começa a “desafogar”, na avaliação do corregedor.
Em Balneário e Itapema, Stankiewicz conversou com magistrados e servidores. Em Itajaí, além da equipe local, falou também com advogadas que compareceram ao foro para tratar de assuntos da jurisdição.
A partir dessas conversas e também com base nos indicadores estatísticos apurados pela Corregedoria, o desembargador verificou que “os trabalhos estão sendo muito bem conduzidos e a prestação jurisdicional, adequadamente entregue”.
Texto: Clayton Wosgrau
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br