Programa Corina reúne soluções tecnológicas que vão atuar desde a ata de correição à análise de processos

A Corregedoria Regional do TRT-SC instituiu, neste mês de abril, o programa Corina, focado na automatização das atividades da unidade. A iniciativa, pioneira no país, reúne sistemas, ferramentas de inteligência artificial, robôs e assistentes virtuais com a finalidade de eliminar tarefas repetitivas, otimizar a busca em bases de dados e a geração de relatórios, entre outras funções.
De acordo com o coordenador de correições, Geison Arisi, entre as atividades regulares mais beneficiadas pelo programa estão a elaboração das atas e as análises para as correições. Para isso, dois sistemas foram criados, a AtaCor (Ata Automatizada de Correição) e a AnaCor (Análise Automatizada de Correição), e a assistente LivIA no Chat-JT.
Os estudos para o programa iniciaram no ano passado pelos próprios servidores da Corregedoria, que desenvolveram os robôs do AtaCor e do AnaCor, assim como o assistente no Chat-JT. Ao final de 2024, objetivando melhorar essas automatizações, a Secretaria da Corregedoria (Secor) firmou uma parceria com o Laboratório de Inovação (LabInova) e a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic).
Atas e análises mais céleres
A AtaCor utiliza dez robôs que automatizam o preenchimento de dados estatísticos, assim como a geração dos gráficos gerados a partir deles, além de informações das varas do trabalho correicionadas (como nome do juiz ou juíza e do diretor ou diretora), que são alimentadas diretamente a partir de uma busca que o sistema faz na página do tribunal.
Além disso, a AtaCor preenche automaticamente informações fornecidas pelas direções e juízes das varas através de questionário. “Acredito que cerca de 80% da ata está automatizada”, avalia Geison.
Em relação às análises, a AnaCor auxilia a equipe da Corregedoria em procedimentos como a localização de processos com situações específicas (como, por exemplo, os arquivados com alvará) ou por texto na linha do tempo (timeline) do processo, sendo documentos ou movimentos. Essa busca era feita manualmente, processo a processo. São quatro robôs integrados ao sistema.
Refinamento
Outra facilidade utilizada em conjunto com a AnaCor é a assistente do Chat-JT, a LivIA, que faz a análise da parte final do processo. Funciona da seguinte maneira: vamos supor que a AnaCor encontre 15 processos que foram arquivados com alvará. Na sequência a equipe utiliza a LivIA para analisar a regularidade da liberação dos valores - se o que foi depositado foi liberado, se foi destinado para a parte correta, se houve intimação após a liberação e se há certidão de contas zeradas.
Segundo Geison, esse trabalho demorava cerca de 40 minutos a uma hora, por processo. “Hoje a LivIA faz em segundos, e mesmo considerando a nossa conferência, o tempo médio dessa tarefa caiu para 10 minutos”, relata.
Perspectivas
Duas outras ferramentas estão em desenvolvimento: uma para pesquisa da situação da citação pelo Domicílio Judicial Eletrônico no painel de monitoramento do sistema DJE, mantido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ); e o PautaPlan, em homologação, que irá auxiliar a Secor e as varas do trabalho na adequação das pautas de audiência ao prazo estipulado no Art. 38 da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria Regional.
Texto: Camila Collato
Secretaria de Comunicação Social
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