Evento foi organizado pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem e reuniu 847 jovens em busca de uma oportunidade de trabalho
Gestores do Projeto de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem (PCTIEA) se reuniram na terça-feira (12/9) para fazer um balanço do 1º Feirão da Aprendizagem da Justiça do Trabalho, realizado no dia 1º de setembro, em São José.
A reunião foi entre o desembargador Narbal Antônio de Mendonça Fileti e as juízas Maria Beatriz Vieira da Silva Gubert (gestores regionais), Zelaide de Souza Philippi e Ana Letícia Moreira Rick (gestoras auxiliares). A assessora dos Programas Institucionais do TRT-12, servidora Lívia Andrade, secretariou o encontro.
Na avaliação do magistrado e das magistradas, o evento foi um sucesso, com a participação expressiva de 847 jovens, dos quais 541 já estavam cadastrados previamente e 331 inscreveram-se no dia do evento. “Foi um número excelente, considerando ter sido o primeiro evento desta natureza que organizamos. Ficou evidente o interesse dos jovens em ingressar no mercado de trabalho por meio da aprendizagem”, avaliou Narbal Fileti.
Durante o evento, foram emitidas 35 carteiras de trabalho, sendo este um dos aspectos positivos destacados, juntamente com o engajamento dos jovens e a divulgação ativa do Feirão na mídia. “Foi gratificante ver o envolvimento dos jovens, antes mesmo do início do evento. Em meus 29 anos de magistratura, foram poucos os momentos em que me emocionei tanto como no Feirão. É algo que dá mais significado e propósito ao nosso trabalho”, afirmou Maria Beatriz Gubert.
Outro ponto ressaltado foi o apoio das prefeituras de Florianópolis, São José e Palhoça, que ofereceram transporte gratuito para os participantes até o evento - São José ainda disponibilizou o local, a Arena Multiuso.
Oficinas
Doze empresas da Grande Florianópolis participaram do Feirão, juntamente com 16 entidades qualificadoras. Os gestores lamentaram, no entanto, a falta de interesse de outras empresas, apesar da evidente motivação dos jovens em ingressar no mercado de trabalho e da disponibilidade de entidades para capacitá-los.
Antes da reunião, os gestores receberam sugestões das empresas participantes para as próximas edições. Uma delas foi do Bistek Supermercados, que propôs a realização de oficinas ao longo do dia sobre diversos temas, como dicas de comportamento em entrevistas de emprego. Um estande do próprio tribunal para prestar informações e o apoio de uma equipe de saúde para emergências médicas também estão sendo estudadas.
Quem participou do Feirão
Empresas
- Bistek Supermercados
- EQS Engenharia
- Figueirense Futebol Clube
- AP Serviços Especializados
- Khronos
- Softplan
- Intech Boating
- Dígitro
- Automatisa Sistemas
- Atacadão
- Atacado Catarinense
Entidades qualificadoras
- Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
- Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE)
- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)
- Instituto Catarinense de Educação Profissional (ICAEPS )
- ONG Geração de Emprego e Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional (GERAR)
- Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado de Santa Catarina (SEAC)
- Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de Santa Catarina (SINDESP)
- Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)
- Universidade do Vale do Itajaí (Univali)
- Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi)
- Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES)
- Comitê para a Democratização da Informática de Santa Catarina (CPDI)
- Centro Cultural Escrava Anastácia
- Instituto Padre Vilson Groh (IVG)
- Pastoral do Migrante
- Fundação Catarinense de Assistência Social (FUCAS)
Texto: Andréa Gonçalves (estagiária)
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br