Na atividade, eles puderam conhecer a função do Poder Judiciário, o papel do juiz, a importância da conciliação e até um processo físico
Um grupo de 23 alunos do ensino médio do Colégio dos Santos Anjos, de Joinville, visitou o Fórum Trabalhista local na terça-feira (03/10). A visita faz parte do itinerário formativo do novo ensino médio de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, com enfoque no trabalho.
Eles foram recebidos pelo juiz Ozéas de Castro, diretor do Foro Trabalhista de Joinville, e pela servidora Jamile Carvalho, da Corregedoria. Durante o encontro, o magistrado abordou diversos tópicos, incluindo a função do Poder Judiciário, o papel do juiz, o procedimento legal, a importância da conciliação e as perspectivas para o futuro.
Acompanhados das professoras Margarete Costa (Geografia) e Monique Bilk (História), os alunos presenciaram o início de uma audiência de instrução presidida pelo juiz Jeferson Peyerl, da 3ª Vara do Trabalho (VT) do município, e visitaram o Centro de Conciliação (Cejusc).
Conhecendo a história
Eles também estiveram na secretaria da 5ª VT, onde Ozéas de Castro é titular. Lá, conheceram um processo físico retirado do arquivo (atualmente, no TRT-12, 100% dos processos em tramitação são eletrônicos) e o funcionamento do balcão virtual - atendimento do cidadão por videoconferência.
“A visita serviu para despertar o interesse dos alunos, mostrando as possibilidades em um futuro próximo”, disse a professora Margarete Costa. “Foi uma experiência muito produtiva e esclarecedora, pois pude me conectar mais com área do Direito, a qual tenho interesse em cursar”, avaliou a aluna Aline Gesser Duarte, agradecendo o magistrado e a servidora pela acolhida.
De acordo com Miguel Westrupp do Rosário, foi o melhor passeio do itinerário. “Além de aprender muito conteúdo novo, consegui realmente ter uma noção de como funciona essa área na qual sou tão interessado. Fiquei impressionado com a dedicação e profissionalismo de todos os envolvidos, desde os magistrados até os servidores que trabalham incansavelmente para garantir que a Justiça seja feita de maneira imparcial e eficaz”, disse o menino.
Possibilidades
Para Jaqueline Ulrich, a visita despertou novos interesses. “Eu não tenho palavras para descrever o quão importante essa visita foi para mim, me agregando um conhecimento que me despertou mais vontade de cursar Direito. Todo esclarecimento que tive, tanto do juiz Ozéas quanto da Jamile, me mostrou algumas possibilidades dentro do Direito. Uma ótima recepção, uma explicação muito boa e clara a todos. Só a agradecer por tal oportunidade”.
Ozéas de Castro parabenizou a escola pela iniciativa. “Foi muito gratificante receber os alunos e poder mostrar o funcionamento do primeiro grau da Justiça do Trabalho”, disse ele. Jamile de Carvalho, por sua vez, ressaltou a importância desse tipo de atividade, já que aproxima o jovem das instituições públicas.
Texto: Jamile Carvalho, com edição da Secom
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br