TRT-SC programa ações de combate ao assédio e discriminação no trabalho

Desembargadores da administração assinaram carta compromisso na qual endossam política que coíbe práticas na instituição

02/05/2024 13h11, atualizada em 04/07/2024 15h36

O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) programou uma série de ações em razão da Semana Nacional  de Combate ao Assédio e à Discriminação, que acontece de 6 e 10 de maio em todos os tribunais do país.

Instituída pela Resolução 450/2022 (link externo) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a semana tem como objetivo sensibilizar as equipes sobre a importância do combate ao assédio moral e sexual, e à discriminação no ambiente de trabalho.

As atividades são voltadas a magistrados, servidores, colaboradores terceirizados, estagiários e aprendizes. Além de rodas de conversa com aprendizes e terceirizados, está prevista para o dia 10 de maio, às 15h, uma palestra com a doutora em psicologia clínica no trabalho, Laura Cândida Pedrosa Caldas (link externo), com o tema Assédio moral: microagressões e outras violências no trabalho. Não é necessária a inscrição prévia, bastando acessar o canal da Escola Judicial do TRT-SC no Youtube.

O planejamento foi consolidado pela Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do TRT-SC, coordenada pela desembargadora Teresa Regina Cotosky e pelo juiz Armando Luiz Zilli, com apoio da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) , da Escola Judicial (Ejud-12) e da Secom. 

Duas pessoas, uma homem e uma mulher, em pé, posam para a foto, sorrindo. Eles seguram uma pasta vermelha com um documento em papel na frente.
Desembargadores Teresa Cotosky e Amarildo de Lima mostram carta de compromisso

Compromisso

Como ato simbólico de abertura da semana, os desembargadores da Administração do tribunal -  Amarildo Carlos de Lima (presidente), Quézia de Araújo Duarte Nieves Gonzalez (vice-presidente) e Narbal Antônio de Mendonça Fileti (corregedor) - assinaram a Carta Compromisso de Combate ao Assédio Moral, Sexual e a toda forma de discriminação no âmbito da instituição. Um vídeo sobre o assunto será divulgado aos magistrados e servidores na quinta-feira (2/5).

A política de prevenção e enfrentamento também passou por uma revisão e atualização, com base nas mais recentes resoluções do CNJ e do CSJT que versam sobre o tema, e será republicada por meio de portaria no dia 8 de maio.

Programação

02/05 - Lançamento interno da Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação, com a divulgação do vídeo sobre a Carta de Compromisso firmada pela Administração do TRT-SC.

06/05 | 14h - Roda de conversa com jovens aprendizes, com condução da psicóloga Elaine Dal Col da Silva.

07/05 | Das 12h às 13h e das 13h às 14h - Bate-papo com colaboradores terceirizados, com condução da psicóloga Elaine Dal Col da Silva - com transmissão ao vivo.

08/05 - Publicação e divulgação da nova portaria que Institui a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação no âmbito do TRT-SC.

10/05 | Das 15h às 17h - Palestra on-line Assédio moral: microagressões e outras violências no trabalho, com Laura Cândida Pedrosa Caldas (doutora em Psicologia Clínica no Trabalho).

 

 

Texto: Camila Collato
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: