Entre as atividades previstas estão palestra de linguagem inclusiva e pauta especial de processos movidos por pessoas com deficiência
O TRT-SC vai promover iniciativas durante o mês de setembro voltadas para a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência (PcD). Conhecida como Setembro Inclusivo, a campanha acontece durante a Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, de 21 a 28 de setembro.
Uma delas é a palestra “Inclusão na Ponta da Língua: práticas de comunicação não capacitista”, no dia 23 de setembro às 14h, no auditório do tribunal. Com transmissão pela internet, será aberta ao público geral e ministrada pela professora Maria Gabriela Abreu. Ela é doutoranda pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Linguística, mestra em Letras pela mesma universidade e estuda as áreas de Literatura, Gênero, Sexualidade, Raça e Diversidade.
Também estão previstas pautas especiais de conciliação envolvendo processos cujos autores são pessoas com deficiência. Elas serão realizadas durante a Semana Nacional da Execução Trabalhista, que acontece de 16 a 20 deste mês: dia 18, no Centro de Conciliação (Cejusc) de 2º Grau, e ao longo da semana, pelos Cejuscs de primeiro grau.
Outras atividades
Ao longo do mês, um grupo de servidoras das áreas de gestão de pessoas, saúde, acessibilidade e comunicação, sob a coordenação do Laboratório de Inovação (Labinova), vai elaborar um material contendo informações e direitos de PcD que atuam em órgãos públicos. O conteúdo será escrito em linguagem simples e levará em consideração as respostas dadas por magistrados e servidores com deficiência que participaram do Censo da Acessibilidade aplicado pelo TRT-SC em fevereiro. As diretrizes da publicação foram definidas em uma oficina realizada na quinta-feira (5/9), no Labinova.
Outra iniciativa é a publicação de uma página no portal do TRT-SC, dentro do menu “Acessibilidade e Inclusão”, com dicas de filmes, documentários, séries e livros que tratam da temática. Confira a seleção e, caso você tenha indicação de alguma obra, envie para o e-mail acessibilidade@trt12.jus.br.
No âmbito interno, haverá ainda uma capacitação para avaliação psicobiossocial, procedimento técnico que identifica os direitos assegurados ao servidor ou servidora com deficiência. O curso será direcionado a quadros de diferentes áreas do tribunal, como Coordenadoria de Saúde, Diretoria-Geral, Gestão de Pessoas e Assessoria Jurídica.
Comunicação
As ações de comunicação e sessões de julgamento também passarão a ser mais inclusivas. Com a recente contratação de serviços de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e audiodescrição, todos os vídeos produzidos pela Secretaria de Comunicação terão, além de legendas, a tradução em Libras - a ferramenta também será implementada na transmissão das sessões de julgamento, realizadas ao vivo pelo YouTube do tribunal.
Além dessas iniciativas, vídeos produzidos pela Secom com dicas e outras informações sobre acessibilidade serão exibidos no portal e nos monitores localizados nos elevadores do tribunal.
Por fim, em âmbito nacional, o Tribunal Superior do Trabalho vai realizar o seminário “Ativismo para a Luta Anticapacitista no Trabalho” (link externo), no dia 24 de setembro.
Texto: Gabriel Elias (estagiário)
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br